OLHAR FEMININO?

GALÃS DO TIME: Afiliada do SBT é alvo de polêmica por colocar mulher para avaliar corpo de jogadores da Copa do Nordeste

Assim que o vídeo foi divulgado, no intervalo de jogo da Copa do Nordeste, vários torcedores se manifestaram nas redes sociais contra a atitude da emissora de "exaltar que mulher não entende nada de futebol".

Um quadro da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, foi alvo de críticas e virou polêmica na última terça (15) por causa do quadro “Bola Fora”, que colocou uma mulher comentando o mercado da bola dos principais times do estado, Bahia e Vitória, analisando a beleza física e o corpo dos jogadores.

Assim que o vídeo foi divulgado, no intervalo de jogo da Copa do Nordeste, vários torcedores se manifestaram nas redes sociais contra a atitude da emissora de “exaltar que mulher não entende nada de futebol”.

“Por que não faz um jornalismo profissional, tem tanta jornalista capacitada para trabalhar, fazer algo legal…sinceramente eu não entendo”, disse um torcedor no Twitter. “Uma bola fora completa, murcha, inclusive”, destacou outro. “Eu sempre disse que a TV Aratu só tem apresentadores e repórteres pitorescos, aí vem uma maluca que não entende de futebol e fala m**** dos jogadores do Bahia”, falou um torcedor do Bahia.

“Achei super bizarro ela falando do pênis do jogador. Ridículo e desnecessário, por isso homem não respeita a gente. Falta de sensatez da TV Aratu, esse quadro não deveria nem ter sido aprovado”, opinou uma internauta.

A jornalista Fernanda Varela, do Jornal Correio, lamentou a postura do quadro de mostrar um estereótipo de que mulher não entende de futebol em sua conta no Twitter e falou com a reportagem sobre o tema. “É um grande desserviço para quem luta diariamente contra a discriminação da mulher no futebol. Já sofremos muito com esses estereótipos, acho que o quadro foi infeliz e só reforça o preconceito. Eu sou apaixonada por futebol, desde criança. Cresci lutando contra todos os tipos de preconceito. Enfrentei tantos outros para trabalhar com o futebol. Não é uma crítica à menina que fez o quadro, e sim ao quadro em si e à personagem. Jamais à profissional que desempenhou o papel da personagem”.

O quadro que virou polêmica

No formato de cinco minutos que foi ao ar, a apresentadora Mell Rodriguez fala de reforço por reforço dos dois times, fazendo brincadeiras sobre eles.

“Leandro Vilela. Tem a cara de marrento e poucos amigos, mas é muito fofo, um amorzinho, um ‘tchutchuquinho’ falando. Era considerado galã do antigo time dele que não lembro mais qual era. Eu vejo potencial dele virar um Cauã Reymond do futebol”, disse Mell no vídeo.

Em outro momento do vídeo, Mell fala sobre Artur Victor, do Bahia, com uma referência ao pênis do jogador. “O meu favorito, o meu número é Artur Vitor. Que delícia, mano, que homem. Ai, ele com certeza não é do time do Leo Santana. Olha, essa mala, gente, enfim né. O cara é gato mesmo e super fofo. Acho que ele é atacante, né. Pode me atacar em casa. Vem, só vem. Falando do futebol, eu ficaria de olho nele, pelo visto em 2017 ele se estrupiou todo. Confio em você, confio na sua performance, só vem”.

A TV Aratu afirmou à reportagem que não se manifestará sobre um quadro de humor.

Mell Rodriguez conversou com o UOL e disse que ficou surpresa com a repercussão do quadro e ressaltou que “não se acha menos feminista” por causa do vídeo.

“Tem mulheres que entendem muito de futebol e outras não, assim como os homens. Penso que se fosse um homem no meu lugar, falando as mesmas coisas que disse, aposto que todo mundo iria rir e levar na brincadeira (que é a proposta do quadro). Eu apenas represento aquelas que não entendem de futebol, mas gostam da resenha”, explicou.

“Não pensei que fosse ter essa repercussão toda! Quando me chamaram para fazer o quadro, era pra falar de forma descontraída sobre futebol por alguém que não entendesse nada de futebol. E foi o que fiz. Honestamente… eu não curto/entendo de futebol, e não me acho menos feminista por isso”, comentou.

“Acho que o pessoal ficou chateado com o comentário do ‘volume’ do jogador, mas até semana passada era resenha sobre o volume de um cantor daqui e todo mundo levou na esportiva”, disse.

Mell explicou que o quadro era de humor. “A intenção do quadro era ser divertido, sem obrigação de ter técnica. Não é à toa que o nome se chama ‘Bola fora”‘.

Esse foi o segundo quadro “Bola fora” da TV Aratu, que, segundo a apresentadora, também deve abordar temas como redes sociais dos jogadores, estilo, cabelo.

Fonte: UOL
Créditos: UOL