FIFA

FIFA retira suspensão e Brasil é liberado para disputar competições internacionais

Em reunião finalizada há instantes na Suíça a Federação Internacional de Basquete (FIBA) retirou a suspensão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Em reunião finalizada há instantes na Suíça a Federação Internacional de Basquete (FIBA) retirou a suspensão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

A informação foi confirmada ao blog pela Confederação. A notícia garante a presença das seleções brasileiras nas Copa.

Américas masculina e feminina (esta classificatória para o Mundial de 2019) deste ano e também recoloca os clubes do país nas competições internacionais para a próxima temporada.

Vale lembrar que devido a suspensão do basquete brasileiro as seleções Sub-16 não jogaram a Liga das Américas devido a suspensão

Em novembro do ano passado a FIBA suspendeu a Confederação Brasileira devido a problemas na gestão Carlos Nunes, o presidente anterior da entidade. As dívidas ultrapassaram os R$ 15 milhões, seleções não disputaram torneios de base,a credibilidade da CBB era tenebrosa em todos os circuitos (Federação Internacional, Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, clubes, Federações e Atletas), campeonatos não foram realizados no país (principalmente os 3×3 a menina dos olhos da FIBA), as divisões de base foram abandonadas totalmente e a gestão da entidade andava, de acordo com o próprio órgão máximo da modalidade, uma temeridade.

Esta é a primeira grandíssima vitória do presidente Guy Peixoto, que assumiu a CBB em março deste ano. O novo mandatário encontrou uma entidade totalmente entregue, mas conseguiu convencer a FIBA a retirar a suspensão de forma a a colocar o seu modelo de gestão em funcionamento. Novidades em relação a patrocinadores, técnicos para as seleções e campeonatos de base devem aparecer Internacional

O blog apurou que a criação de um Centro de Treinamento em Campinas, o enxugamento das contas da Confederação, o pagamento de dívidas que existiam com a própria FIBA e o apoio maciço de atletas e ex-atletas fez com que a Federação Internacional se convencesse de que a partir de agora o basquete viverá uma nova etapa, uma nova era.

Fonte: Uol