DISPUTA

DESAFIO: UFC Sacramento escancara busca por desafiantes para Amanda Nunes 

O cenário atual do peso-galo feminino tem duas das três ex-campeãs já aposentadas.

Seis anos depois de estrear a primeira categoria feminina, o UFC vive um momento de entressafra e renovação naquela divisão que iniciou a jornada das mulheres na organização de MMA mais famosa do mundo. O peso-galo (61 kg), classe de peso que já teve Ronda Rousey, Holly Holm e Miesha Tate como campeãs e hoje tem Amanda Nunes como soberana, necessita urgentemente de novas desafiantes – o que explica a escolha de Germaine de Randamie e Aspen Ladd como estrelas do UFC Sacramento, que será realizado neste sábado (13).

O cenário atual do peso-galo feminino tem duas das três ex-campeãs já aposentadas. A outra, Holm, tem 37 anos e acaba de ser nocauteada por Amanda, em um combate que já carecia de apelo, uma vez que a americana chegou à disputa de cinturão muito mais pelo nome do que pela bagagem recente – ela vinha de dois triunfos nas seis lutas anteriores.

A desafiante mais lógica ao cinturão, Ketlen Vieira, ainda se recupera de uma grave lesão no joelho e caiu recentemente da primeira para a segunda posição do ranking. A terceira é Holm; a quinta, Raquel Pennington, que perdeu ano passado para Amanda. Assim, restam De Randamie, que só lutou uma vez nos últimos dois anos, e Ladd, atleta de 24 anos que parece ainda longe do auge.

Ao colocá-las no lugar de honra do card, o UFC dá a chance de uma delas brilhar e criar uma história que justifique o status de desafiante. Se Germaine vencer, certamente será explorado promocionalmente o fato de que ela foi a campeã inaugural dos penas (66 kg), muito embora tenha tido o cinturão retirado por uma estranha recusa de enfrentar Cris ‘Cyborg’ meses depois.

No caso de Aspen derrotar a veterana, será a consolidação de uma estrela ascendente. A lutadora californiana tem cartel invicto e já derrotou duas ex-rivais de ‘Cyborg’: Lina Länsberg e Tonya Evinger. Mesmo no caso de ela precisar fazer um outro confronto antes de encarar Amanda, é inegável que um triunfo sobre uma ex-campeã vai elevá-la a outro patamar dentro da companhia.

O UFC Sacramento também terá um grande retorno: Urijah Faber, ex-campeão do WEC e uma dos garotos-propaganda do Ultimate no início do ‘boom’ da empresa pelo mundo, volta da aposentadoria após dois anos e meio. O lutador de 40 anos vai encarar Ricky Simon, atleta que sustenta uma invencibilidade de oito combates.

O card conta ainda com cinco brasileiros: ‘Livinha’ enfrenta a – assim como ela – ex-campeã peso-palha (52 kg) do Invicta Brianna Van Buren; Sheymon Moraes mede forças contra Andre Fili nos pesos-penas (66 kg), John Allan estreia no Ultimate contra o meio-pesado (93 kg) Mike Rodriguez; Cezar ‘Mutante’ tenta voltar ás vitórias diante do médio (84 kg) Marvin Vettori; e, na mesma categoria, Wellington Turman faz seu debute no UFC contra Karl Roberson. O evento começa às 18h de Brasília e será transmitido pelo canal Combate. O card preliminar será exibido também pelo SporTV 3.

Confira o card completo do UFC Sacramento:

Card principal
Galo feminino (61 kg) | Germaine de Randamie vs. Aspen Ladd
Galo (61 kg) | Urijah Faber vs. Ricky Simon
Pena (66 kg) | Josh Emmett vs. Mirsad Bekti?
Médio (84 kg) | Karl Roberson vs. Wellington Turman
Médio (84 kg) | Marvin Vettori vs. Cezar ‘Mutante’

Card preliminar
Meio-pesado (93 kg) | Mike Rodriguez vs. John Allan
Pena (66 kg) | Andre Fili vs. Sheymon Moraes
Galo feminino (61 kg) | Julianna Peña vs. Nicco Montaño
Pena (66 kg) | Darren Elkins vs. Ryan Hall
Palha feminino (52 kg) | Livinha Souza vs. Brianna Van Buren
Galo (61 kg) | Pingyuan Liu vs. Jonathan Martinez
Galo (61 kg) | Benito Lopez vs. Vince Morales

Fonte: UOL
Créditos: UOL