Punição

Bahia afasta meio-campista acusado de racismo: "voz da vítima é preponderante"

Colombiano nega acusação de Gerson; presidente do Bahia telefonou para meia do Flamengo

Através de nota em seu site oficial, o Bahia se manifestou sobre a denúncia de racismo feita pelo meia Gerson, do Flamengo, ao colombiano e meia do time, Indio Ramírez. O Tricolor afirma que seu atleta negou veementemente as acusações sofridas, mas ao mesmo tempo afastou o meia-atacante até que a apuração do caso seja concluída.

O caso

Após a partida, Gerson, do Flamengo, revelou ter sido vítima de injúria racial por parte de Ramírez durante a partida contra o Tricolor baiano e fez duras críticas ao comportamento do técnico Mano Menezes. A transmissão do jogo captou o áudio do momento em que Gerson reclama com Mano sobre Ramírez; o treinador diz, então, que a reclamação de Gerson seria malandragem.

“Me chamou de negro”, disse Gerson.
“Agora virou malandragem”, respondeu Mano.
“Malandragem? Malandragem, não. Você me respeita!”, retrucou Gerson.

Na sequência, o treinador do Bahia respondeu.

“Rogério… Não vai expulsar ele? Está mandando tomar no **. Foi na cara do juiz que mandou tomar no **. Se aconteceu… Se estamos errados, estamos errados. A gente não quer estar certo estando errado. Mas aquele menino não iria fazer isso com o Gerson. Eu conheço o jogador, chegou agora, é um guri”, defendeu o técnico do Bahia.

“Quanto tempo parou o jogo? Quanto tempo parou o jogo agora por causa do Gerson? Tem que tomar bico do Daniel (Alves, com quem Gerson discutiu nos últimos jogos entre Flamengo e São Paulo) mesmo. Tem que tomar bico do Daniel, que é mais malandro que tu. Ele quer mandar em todo mundo… Quer mandar no jogo”, completou Mano.

Mano diz que condena qualquer ato racista

Mano Menezes se manifestou por meio de suas redes sociais acerca do episódio. No comunicado, o treinador disse ser contrário a qualquer ato de racismo.

“Sobre o jogo de hoje: Mano condena qualquer ato racismo e reitera que a violência contra quem comete não é caminho para solucionar a questão. E apoia qualquer avaliação e julgamento justo para que o futebol seja sempre referência positiva na nossa sociedade. Crescemos juntos”, diz o texto.

Veja a nota do Bahia na íntegra

“O Esporte Clube Bahia vem a público se manifestar sobre a denúncia de racismo feita pelo atleta Gerson, do Flamengo, ocorrida na noite deste domingo (20).

O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave.

O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza.

Assim, decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração.

O presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson a fim de prestar solidariedade.”

Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba