Geração de ouro

Após desclassificação da equipe norte-americana seleção brasileira de natação conquista o ouro em Tóquio

Com brasileiros na disputa, o Centro Aquático Tatsumi, em Tóquio, teve seu terceiro dia de disputas do Pan-Pacífico de natação.

Com brasileiros na disputa, o Centro Aquático Tatsumi, em Tóquio, teve seu terceiro dia de disputas do Pan-Pacífico de natação. Os destaques brasileiros do dia foram Vinicius Lanza, que na final dos 100m borboleta conquistou o bronze, e a equipe do revezamento 4x100m livre masculino, que coroou a participação brasilera no sábado com um polêmico ouro.

Com esses resultados, o Time Brasil já soma quatro medalhas na competição (um ouro, uma prata e dois bronzes). Na quinta-feira, João Gomes Júnior, o mais experiente atleta da delegação brasileira, faturou o bronze nos 100m peito. E na sexta-feira, Leonardo de Deus alcançou a melhor marca da carreira nos 200m borboleta, garantindo a prata na prova. Na final do revezamento 4×100 livre masculino, a equipe americana, que havia terminado a prova na primeira posição, trocou a ordem dos nadadores em relação à anunciada, e, por isso, os brasileiros pediram a desclassificação dos EUA.

A organização japonesa acatou a reclamação e eliminou os americanos. A polêmica criada se deu pelo fato de que a troca feita pelos EUA é considerada válida pela FINA. Entre os estrangeiros, destaque para a americana Katie Ledecky, que dominou a prova dos 400m livre, e para a japonesa Rikako Ikee, de apenas 18 anos, que quebrou o recorde da competição pela segunda vez.

Principal competição para os brasileiros na temporada, o Pan-Pacífico tem peso importante para o Comitê Olímpico Brasileiro, que a partir dos resultados define o plano estratégico para as Olimpíadas, inclusive com detalhes das bolsas que serão repassadas aos atletas. Apesar de não ser banhado pelo Oceano Pacífico, o Brasil compete como convidado.

 

Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte