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Veja como reavaliar sua relação com a comida seguindo marcas no Insta

Há várias iniciativas legais que convidam os usuários a repensar ingredientes e insumos

A natureza é sábia e nos fornece comida e cura. Talvez essa seja uma das maiores verdades sobre a alimentação. No entanto, a grande indústria alimentícia lucra em cima de modismos. Tendências, antes relacionadas apenas a roupas, decoração e aparelhos eletrônicos de última geração, atualmente é seguida também nos alimentos.

Lembram-se quando a quinoa apareceu? Do nada, tornou-se a queridinha da dieta. Veio também a chia, o óleo de coco, o goji berry, o suco verde, o chá de hibisco. E a dieta sem glúten, sem lactose, da proteína, jejum intermitente. A cada tendência alimentar, o mercado é inundado de novos produtos que nós corremos para consumir.

Em tempos de aquecimento global, poluição a níveis máximos, agrotóxicos e um pré-colapso do planeta, uma das revoluções mais significativas pode ser a da comida. E antes que achem que o radicalismo impera neste cenário, acompanhar algumas marcas e iniciativas pode ser reconfortante. Comer é um ato transformador do nosso meio: equilíbrio e conhecimento podem ser a chave desta mudança de paradigma.

Algumas labels e pessoas podem nos ajudar a entender melhor essa revolução, ao nos mostrar como conhecer melhor o que comemos e como sermos gentes de mudança. Sem modismo, mas com muita consciência.

Olha essa lista para acompanhar e assistir:

Michael Pollan, do TED Talks

Michael é precursor das revoluções econômica, política e ambiental por meio da alimentação. Seus livros mudaram a vida de várias personalidades, a exemplo de Bela Gil. Ele é um grande defensor da dieta com mais plantas e menos animais. Este vídeo é simplesmente fantástico. Para explodir alguns neurônios.

Food Forum para seguir no Insta

Food Forum é uma organização colaborativa independente que conta com a participação de empresários, cozinheiros, produtores, jornalistas, nutricionistas e outros profissionais do mercado de alimentos. Seus eventos e conteúdos buscam engajar o público na discussão sobre alimentação.

Impossible Foods

Burger com gosto de carne, aparência de carne, mas feito de vegetais. Esta empresa revolucionou o mercado alimentício.

Fazenda Futuro

Startup brasileira que foi na onda da revolução da comida e da americana Impossible. A primeira foodtech brasileira que cria “carne” feita de vegetais. Seus produtos já estão em vários supermercados e lanchonetes do país.

Bio Brazil Fair

Feira de marcas brasileiras com propostas naturais, orgânicas e de certa forma disruptivas. O perfil do insta traz uma curadoria incrível de marcas para conhecer, provar e comprar.

Brandless Life

A proposta é simples: os melhores produtos, insumos de qualidade, sem marca, preços acessíveis e valor aos produtores de matérias-primas. Mais de 500 mil seguidores no Instagram, um e-commerce completo e um ótimo exemplo para o futuro do varejo.

Fonte: Metrópoles
Créditos: Sarah Gomes