a cueca certa

Tipo de cueca pode beneficiar ou atrapalhar a produção de espermatozoides, diz estudo

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard constatou que homens que usam cuecas do tipo boxer com mais frequência tem concentrações de espermatozóides

 

 

 

 

 

 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard constatou que homens que usam cuecas do tipo boxer com mais frequência tem concentrações de espermatozóides significativamente mais altas quando comparados com os homens que não costumavam usar o mesmo tipo de cueca.

Os resultados deste estudo, realizado na Clínica de Fertilidade do Hospital Geral de Massachusetts, sugerem que certos estilos de roupas íntimas masculinas podem inibir a produção de espermatozóides.

“Estes resultados apontam para uma mudança relativamente fácil que os homens podem fazer quando eles e suas parceiras estão tentando engravidar”, disse Lidia Mínguez-Alarcón, principal autora do estudo e pesquisador da Harvard Chan School.

O estudo foi publicado na quarta-feira (8) na revista científica “Human Reproduction”.
Embora pesquisas anteriores tenham mostrado que a temperatura escrotal elevada pode afetar adversamente a função testicular, estudos sobre se e como diferentes estilos de roupas íntimas podem afetar a produção de espermatozóides têm sido inconsistentes.
Para este estudo, o maior do gênero sobre qualidade da roupa íntima e sêmen, os pesquisadores coletaram informações e amostras de sêmen de 656 homens que faziam parte de casais em busca de tratamento em um centro de fertilidade.

Os homens, que tinham entre 32 e 39 anos, completaram uma pesquisa que incluía perguntas sobre o estilo de roupa íntima que usavam nos três meses anteriores. As opções incluíam cuecas do tipo boxer, tipo jóquei, tipo sunga e outros.
Entre os participantes do estudo, 53% relataram que geralmente usavam boxer. A análise de amostras de sêmen mostrou que esses homens tiveram 25% mais espermatozóides e 17% mais espermatozóides totais quando comparados com homens que não usavam cuecas do mesmo tipo.
Os homens que usavam boxer também tinham porcentagens mais altas de espermatozóides móveis, ou seja, espermatozóides que são capazes de atravessar o sistema reprodutor feminino e fertilizar um óvulo. A diferença mais significativa na concentração de espermatozóides foi observada entre homens que usavam boxer e homens que usavam cuecas tipo jóquei.

Além disso, a análise de amostras de sangue coletadas de 304 participantes do estudo mostrou que homens que usavam boxer tinham 14% menos de hormônio folículo estimulante (FSH) em comparação com homens que não usavam.

Sabe-se que o FSH desempenha um papel importante na fertilidade masculina e está associado à produção de espermatozóides. A presença simultânea de menor contagem de espermatozóides e maior FSH entre homens vestindo roupas íntimas apertadas sugere a presença de um mecanismo compensatório. A produção de espermatozóides diminuída entre homens em roupas íntimas mais apertadas sinaliza ao cérebro para aumentar a produção de hormônios que estimulam a atividade das gônadas na tentativa de aumentar a produção de espermatozóides.

“Além de fornecer evidências adicionais de que as opções de roupas íntimas podem afetar a fertilidade, nosso estudo fornece evidências, pela primeira vez, de que uma escolha de estilo de vida aparentemente aleatória poderia ter impactos profundos na produção de hormônios em homens tanto no nível do testículo quanto no cérebro”, disse Jorge Chavarro, autor sênior do estudo e professor associado de nutrição e epidemiologia.

Fonte: G1
Créditos: G1