cultura popular

SÃO JOÃO RAIZ NA PARAÍBA: saiba quais as cidades mais trouxeram cantores de forró de raiz e as que menos apostaram nas apresentações

 

 

As tradicionais festas de São João da Paraíba se encerraram oficialmente esta semana. Em diversos municípios do estado, artistas de peso fizeram a alegria do público, levando multidões até as pequenas cidades. Alok, Xand Avião, Léo Santana, Gusttavo Lima e Matheus e Kauan foram alguns dos grandes nomes que animaram o São João no estado.

Diante da inovação no mundo da Música, muito se fala que o “forró raiz” está perdendo espaço , principalmente quando se fala em festa de São João, onde deveria ser a principal atração. Desta forma, muitos se perguntam como o forró sobreviverá ao mundo das novidades musicais e das avalanches culturais.

Geralmente o artista local que carrega a cultura popular, não tem tanto espaço e condições de se igualar diante da concorrência que é muito forte e chega até a ser desleal, com palcos gigantes, dançarinas, iluminação e instrumentos que não têm nada a ver com forró de raiz, que não se preocupa com as matrizes nordestinas.

Apesar da perda cultural,  na Paraíba, alguns municípios ainda apostaram em shows com o forró de raiz, valorizando a cultura local e mostrando ao público a energia do verdadeiro forró.

Os municípios que contaram com essas apresentações foram: Campina Grande, Bananeiras e João Pessoa. Os que menos apostaram em apresentações do Forró de Raiz foram: Borborema, Santa Luzia e Cabedelo.

 

Veja abaixo os municípios que foram palco das principais festas de São João do Estado

 

CAMPINA GRANDE: Flávio José, Nonato Neto, Luan Estilizado, Zezo, Kátia Cilene, Cavaleiros do Forró, Ton Oliveira, Elba Ramalho,

Tony Dumond, Os Gonzaga, Assisão, Biliu de Campina, Jeito Nordestino, Forrozão das Antigas, Limão com Mel, Eliane,

Calcinha Preta, Os Três do Nordeste, Banda Cascavel, Magnificos Cavalo de Pau, Waldonys, Walkyria Santos, Niedson Lua,

Sâmia Maia, Solange Almeida, Dorgival Dantas. Banda Cascavel, Forrozão Tropykália, Banda Encantus, Capilé, Os 3 do Nordeste, Sirano e Sirino.

JOÃO PESSOA:  Osmídio Neto, OS Gonzagas, OS 3 do Nordeste, Elba Ramalho, Forró Caçuá, Brasas do Forró, Os Filhos do Forró.

BANANEIRAS:  Flávio José, Walkyria Santos, Elba Ramalho, Eliane, Assisão, Capilé, Os 3 do Nordeste, Magníficos, Jeito Nordestino,

João do Acordeon, Cavalo de Pau.

PATOS: Zé Nilton do Acordeon, Luan Estilizado, Markito do Forró, Zé Cantor, Italo e Forró das Antigas.

MONTEIRO: Gleydson Gavião, Fabiano Guimarães, Fabiana Souto.

CABACEIRAS: Jeito Nordestino, Os 3 do Nordeste, Cabacinhas do forró, Kátia Cilene, Forró do Bode Rei, Chapéu de Palha,

Trio Canarinho, Wagner Sanfoneiro, Buzão da Farra.

CABEDELO: Osmídio Neto, Calcinha Preta.

SANTA RITA: Calcinha Preta, Mauricinho dos teclados, Beto Barbosa, Eliane, Duquinha, Walkyria Santos, Osmídio Neto,

Sirano e Sirino, Tarcísio do Acordeon.

SANTA LUZIA : Eliane, Geova do Acordeon.

ARARUNA: Zé cantor, Amazan, Os 3 do Nordeste, Capilé, Walkyria Santos, Eliane,

SAPÉ: Walkyria Santos, Eliane, Luciene Mello,  Aduílio Mendes.

BORBOREMA: Brasas do forró, Walkyria Santos.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba