as mais ouvidas

QUEM SUBIU, QUEM DESCEU E QUEM CHEGOU: Veja o comparativo do Ibope das rádios e conheça as novidades de 2016

ibop-2015-x-2016correto

A divulgação da pesquisa Ibope sempre é um momento quente para a imprensa paraibana. O Polêmica Paraíba traçou um comparativo entre a pesquisa entre as rádios divulgada em 2015 e a desse ano.

VETERANAS E NOVATAS

A Correio FM 98 mantém-se agarrada no primeiro lugar pelo nono ano consecutivo, mas sentiu um pequeno abalo, perdendo 6.3 pontos.

A Arapuan está marcando presença e subiu do quinto lugar para o terceiro durante o ano de 2016.

Ainda entre as veteranas, a Cabo Branco manteve-se no sétimo lugar, mas a Nova Tambaú alcançou o oitavo lugar, subindo quatro posições desde o ano passado.

ALL NEWS

Paralelamente às rádios de conteúdo misto, as com conteúdo exclusivamente voltado para notícias tem uma disputa própria.

Ano passado a ClubFM estava entre a três primeiras da lista, mas quando tornou-se BandNews teve uma queda dramática, indo para o 13º lugar.

A CBN manteve sua posição no 11º lugar.

A novíssima RPN ainda terá uma longa estrada e se apresenta como a 16º da lista.

METODOLOGIA DO IBOPE

A pesquisa de audiência é feita de acordo com os parâmetros sociais fornecidos pelo IBGE. Como não é possível conversar com todas as pessoas para fazer esse levantamento, a primeira fase do Instituto é medir o perfil que será abordado. São feitas perguntas algumas pessoas pré-selecionadas para descobrir dados como idade, sexo, poder aquisitivo, número de pessoas na casa, entre outros. A partir destes dados se faz um comparativo com os dados totais da população do local pesquisado. Ou seja, cruzam-se os dados das pessoas que responderam a primeira pesquisa e os resultados do Censo da cidade. Ex: se uma cidade têm 60% de pessoas na classe C, o Ibope vai escolher 60% de pessoas desta classe para fazer a pesquisa.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Amara Alcântara