CURTA METRAGEM

Oscar 2019: Por que mãe de menino assassinado se diz "enojada" com indicação de filme

O filme se baseia no assassinato de James Bulger, na Inglaterra, um crime que na época gerou repercussão internacional e acabou inspirando a redução da maioridade penal para 10 anos na Grã-Bretanha.

 

Vincent Lambe

“Detainment”, indicado a melhor curta-metragem no Oscar 2019, reproduz entrevistas conduzidas pela polícia com os dois meninos de 10 anos condenados pelo assassinato de James Bulger em 1993, caso que chocou a Grã-Bretanha.

A mãe do menino britânico James Bulger, assassinado em 1993, aos 2 anos de idade, se disse “enojada” com a indicação do filme “Detainment” ao Oscar 2019. O filme é um dos cinco que disputam o prêmio de melhor curta-metragem e reconstitui, a partir de transcrições das gravações originais, as entrevistas da polícia com os dois assassinos da criança, que na época tinham 10 anos.

lista de indicados foi revelada terça-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela premiação. “Eu não consigo expressar como estou enojada e chocada por esse filme ter sido feito e agora indicado ao Oscar”, tuitou Denise Fergus, a mãe de James, momentos depois de o filme ser anunciado entre os selecionados. E continuou: “Uma coisa é fazer um filme como esse sem contatar ou pedir permissão à família de James e outra é ter uma criança encenando as últimas horas de vida dele, os momentos que antecederam o seu assassinato brutal, e fazer a mim e a minha família reviver tudo isso”.

Ver imagem no Twitter

“Detainment” –ou detençãom em tradução literal para o português– foi feito pelo diretor irlandês Vincent Lambe, que divulgou um comunicado se desculpando por não ter avisado a Fergus sobre o filme e “por qualquer mal-estar que o curta possa ter causado”.

O filme se baseia no assassinato de James Bulger, na Inglaterra, um crime que na época gerou repercussão internacional e acabou inspirando a redução da maioridade penal para 10 anos na Grã-Bretanha.

James estava em um shopping center em Bootle, perto de Liverpool, com a mãe, quando foi raptado em 12 de fevereiro de 1993. Câmeras de segurança mostraram quando Robert Thompson e Jon Venables, que na época tinham 10 anos, atraíram e levaram o menino. Logo depois, eles o espancaram até a morte com tijolos e uma barra de ferro e deixaram o corpo em uma linha de trem. James foi encontrado pela polícia dois dias depois.

Os assassinos, por sua vez, foram identificados após o programa da BBC, “Crimewatch”, exibir a filmagem mostrando o momento em que foi levado do shopping. Eles foram condenados em novembro do mesmo ano e cumpriram oito anos de detenção em um reformatório. Se tornaram as pessoas mais jovens condenadas por assassinato na Inglaterra. Em liberdade, receberam novas identidades e passaram a viver anonimamente.

A polêmica em torno de “Detainment”

“Detainment” reconstitui os momentos antes e depois de a dupla raptar James bem como os depoimentos que eles concederam à polícia. Mais de 90 mil pessoas assinaram uma petição antes de as indicações ao Oscar serem anunciadas, pedindo que o filme de 30 minutos seja desclassificado.

Depois que os filmes que concorrerão ao prêmio foram revelados, o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, usou o Twitter para parabenizar os indicados irlandeses, incluindo a equipe por trás do curta-metragem.

Protesto

Em entrevista ao programa de TV britânico “Loew Women”, da ITV, no mês passado, Fergus acusou Lambe de estar usando o caso para promover a carreira. E disse que queria que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede o Oscar, retirasse o filme da disputa.

“Eu quero muito remover esse filme da lista. Eu acho que ele [Lambe] não merece nenhum Oscar e que só está tentando promover sua carreira e se engrandecer usando o sofrimento de outra pessoa”, disse ela, e acrescentou: “Eu estou pedindo que as pessoas boicotem [o curta-metragem] porque, em primeiro lugar, ele nem deveria ter sido feito, especialmente sem os pais de James terem sido consultados a respeito”.

Fergus pressionou vários anos por sentenças mais longas para os assassinos do filho.

“Eu espero que eles entendam o motivo”

Em entrevista à BBC antes de a família de James se manifestar sobre o Oscar, Lambe disse: “Eu não esperaria que eles se sentissem confortáveis com um filme que humaniza os garotos [que mataram a criança], mas eu espero que eles entendam o motivo, e certamente não foi trazer mais sofrimento a eles”.

Segundo o diretor, o filme foi feito para tentar oferecer uma melhor compreensão sobre como os dois garotos de 10 anos foram capazes de cometer “um crime tão horrível”. “Porque eu acho que, se não entendermos a causa disso, é provável que algo parecido volte a ocorrer no futuro”, observou ele.

Em comunicado divulgado depois que Fergus falou pela primeira vez sobre a indicação, Lambe afirmou: “Eu sinto um grande pesar pelo que aconteceu com a família Bulger e lamento muito por qualquer mal-estar que o filme possa ter causado a eles. Em retrospecto, lamento não ter avisado à senhora Fergus sobre o filme”. Ele também afirmou que “o filme não foi feito com objetivo de ganhos financeiros e ninguém envolvido na produção pretende lucrar com isso”.

“Detainment” disputa a estatueta de melhor curta-metragem com os filmes “Fauve”, “Marguerite”, “Mother” e “Skin”. A cerimônia de premiação do Oscar será realizada no dia 24 de fevereiro, em Hollywood.

Fonte: UOL
Créditos: UOL