Nossa Senhora da Conceição X Iemanjá  !!! Por Rui Galdino Filho

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Hoje vamos falar de um assunto muito especial, que diz respeito à religião, crenças, tradições e principalmente à fé em Deus. Um tema que sempre gera polêmicas e mal entendidos entre as pessoas e muitas vezes sem conhecimento de causa

download (12) 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Hoje vamos falar de um assunto muito especial, que diz respeito à religião, crenças, tradições e principalmente à fé em Deus. Um tema que sempre gera polêmicas e mal entendidos entre as pessoas e muitas vezes sem conhecimento de causa. Todos em busca de uma verdade que cada um acha que está apenas dentro de si e que na verdade NINGUÉM ainda descobriu a sua verdadeira razão. O assunto é delicado, porém, é preciso ter coragem de enfrentá-lo e desculpem antecipadamente,  aqueles que não concordarem comigo, pois, mesmo que também não concorde, sempre respeito a opinião do próximo. Vamos lá:

 

A data de hoje, 08 de dezembro, representa um importante sincretismo religioso. Antes de mais nada, quero deixar bem claro, que sou uma pessoa de muita fé em Deus, e por tradição familiar, sou católico, apostólico, romano, ok ! Pois bem, hoje a Igreja Católica comemora e celebra o dia da Imaculada Nossa Senhora da Conceição. Este dia invoca a vida e a virtude da Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem a marca do pecado original, e cujo o tema é sempre: “ O Poderoso fez em Mim maravilhas e Santo é o Seu nome ”. É uma data de grande significado para os cristãos católicos, que merece todo o nosso respeito e devoção, e que é celebrada pela Igreja com missas, procissões e orações de terço. Aqui em João Pessoa, a data é celebrada nas Paróquias dos bairros dos Bancários, Varadouro e São José.

 

Na mesma data e com relação à mesma Santa, Nossa Senhora da Conceição, os Umbandistas, através da Federação dos Cultos Afro Brasileiros, comemoram com muita alegria e devoção o dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. E ao contrário do que muita gente pensa e critica, essa comemoração e celebração, não tem nada a ver com “catimbó”, “macumbeiros”, “despachos”, etc, etc, etc … Eu sou católico, porém, faz 13 anos que acompanho e prestigio a festa de Iemanjá em nossa capital. Faço questão de ir às areias da praia de Tambaú, fazer as minhas orações, acender as minhas velinhas, andar com os pés no chão, contemplar o mar e a nossa bela natureza, assistir as lindas apresentações no Palácio de Iemanjá, que é instalado e fica defronte ao Busto de Tamandaré e depois, me dirijo até as quentes águas da praia de Tambaú, presenteio a Rainha do Mar com alguns objetos, tomo meu banho no mar de Tambaú e volto para casa com espírito leve, alegre e feliz.

 

Na verdade, a festa de Iemenjá em João Pessoa, no dia 08 de dezembro, é uma tradição que já dura 50 anos, que atraia muita gente para as praias, porém, precisa ser mais organizada e melhor patrocinada pelos poderes públicos. Além disso, sugiro aos organizadores, que saiam da mesmice anual e procurem celebrar a festa com novidades e criatividade. A Rainha do Mar, é uma Santa vaidosa, alegre e poderosa, que gosta de receber presentes e que por isso mesmo, a sua festa deve ser mais caprichosa e organizada.

 

Mas, por quê duas celebrações diferentes no seu modos operandi relativas à mesma Santa ? Nossa Senhora da Conceição é a mesma Iemanjá ? SIM. Diz a história, que a festa era comemorada no passado apenas pelos senhores de engenho e as classes dominantes da época ( católicos que celebravam Nossa Senhora da Conceição ). Os negros e escravos da época, considerados pessoas inferiores, mas, que também eram cristãos católicos, em virtude das suas condições de inferioridade, não poderiam cultuar e comemorar a mesma Santa das classes dominantes. Então, inventaram uma maneira diferente de comemorar a data da Senhora da Conceição, mudando o ritual da homenagem, para disfarçar dos senhores de engenho e manter viva a tradição da data, e com isso, cada classe fazia a sua comemoração do seu jeito, e para os afro brasileiros, a senhora da Conceição, passou a ser chamada de IEMANJÁ. Depois, vieram outras histórias, outras datas como ocorre na Bahia ( 02 de fevereiro ), etc, etc, etc …

 

O que importa é a FÉ em DEUS. É o respeito e as homenagens à Mãe de Deus. É o conforto e a espiritualidade que a Fé nos traz. É o respeito às tradições e a crença das pessoas, afinal, todas são voltadas para o mesmo DEUS, que é Único, Soberano, Poderoso e Verdadeiro. Não devemos discriminar os meios e as maneiras de se comemorar e cultuar esta FÉ. A festa de Iemanjá é também uma celebração de origem católica, com todo respeito aos que pensam diferente, não a considero uma festa pagã ! Sou cristão devoto de Santo Antônio, São José, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá e de Nossa Senhora do Polegar, e daí, qual é o problema ?

 

Calma gente ! Ninguém é dono da verdade e nem é dono de Deus. A não ser que no futuro a história mude tudo, e Deus passe a ser uma criação do homem, será ? Somos muito pequenos para querer saber e entender os mistérios de Deus. Quem achar que é grande e poderoso, que se atire de um prédio, tome veneno, atire no ouvido, etc, e deixe as consequências para os seus. Calma gente ! Lembrem-se que a vida é um dom de Deus, um grande mistério e que a morte também faz parte da vida. Depois vamos falar de Nossa Senhora do Polegar e da VIDA, porém, hoje com erros e acertos, vamos celebrar e comemorar a data em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e Iemenjá, ok !

 

Confira a programação a 50º Festa de Iemanjá em João Pessoa:

06h – Acorde com Iemanjá – Valentina de Figueiredo: Queima de fogos abrindo o dia de homenagens

14h – Toque Especial de Odoyá: No terreiro de Pai André de Oxalá no Valentina

16H – Grande caminhada, saindo do Palácio Xangô Alafin. No bairro de Cruz das Armas. Responsável: Pai Gilberto (O Rei do Candomblé da Paraíba)

19h – Pré-abertura com apresentação do Grupo de Afoxé Aruanda, de Pitimbu

19h15 – Discurso do diretor de comunicação da FCAB-PB radialista Elialdo Silva, falando sobre as futuras ações da federação

19h25 – Abertura oficial da festa, com presidente Mãe Penha de Iemanjá. Na oportunidade, ela inaugura o Palácio e hasteia a imagem comemorativa dos 50 anos, seguido de um show pirotécnico

19h45 – Início das homenagens dos templos, de toda a Paraíba

21h30 – Caminhada do Pai Zé Bambolê, saindo do bairro São José no sentido Busto de Tamandaré

23h45 – Encerramento das atividades com entrega dos presentes para Iemanjá.