FATURANDO ALTO

Globo fatura só com futebol mais do que a Record em um ano inteiro

A Globo está pedindo R$ 230 milhões por cada uma das seis cotas do pacote Futebol 2018, que inclui o Campeonato Brasileiro, a Libertadores, a Copa do Brasil, a Sul-Americana, os torneios estaduais e os amistosos da seleção brasileira.

A emissora lançou no mercado publicitário nesta semana um pacote de cotas de patrocínio para a Copa da Rússia e outro para as demais competições. As 12 cotas vão gerar uma receita bruta de R$ 2,460 bilhões, mais do que os R$ 2 bilhões que a Record costuma tirar do mercado anualmente.


A Globo está pedindo R$ 230 milhões por cada uma das seis cotas do pacote Futebol 2018, que inclui o Campeonato Brasileiro, a Libertadores, a Copa do Brasil, a Sul-Americana, os torneios estaduais e os amistosos da seleção brasileira.

Os pacotes de esporte da Globo não consideram apenas as inserções de anúncios durante os jogos ou eventos. Os comerciais entram também nos telejornais e programas esportivos. Devido à Copa do Mundo, vai ter menos espaço para essas  inserções. O pacote Futebol 2018, portanto, é menor do que o de 2017.
Já as cotas do Mundial da Rússia estão no mercado por R$ 180 milhões. É o mesmo valor que pediu em 2014 (R$ 179,8 milhões), quando vendeu oito cotas.
Nesse caso, além da adequação à realidade do mercado retraído, haverá uma distribuição de comerciais diferente da ocorrida na Copa do Brasil. O tempo a ser ocupado pelos anunciantes será o mesmo de 2014, mas as inserções entrarão ao longo de toda a programação, tanto em programas caros (como a novela das nove e o Jornal Nacional) quanto em baratos (as sessões de lmes na madrugada).
Em 2013, a Globo faturou R$ 2,551 bilhões com o Futebol 2014 e com a Copa do Mundo. Cada cota do pacote Futebol 2014 foi vendida por R$ 185,5 milhões.
Por causa da Copa de 2018, deverá sobrar menos dinheiro no mercado para as demais emissoras. Isso pode dicultar
os planos da Record de voltar a faturar mais de R$ 2 bilhões.
No ano passado, a rede de Edir Macedo arrecadou R$ 1,862 bilhão bruto e teve lucro histórico de R$ 227,3 milhões devido a uma política de austeridade, com a demissão de cerca de 2.000 funcionários (dos quais 1.000 foram recontratados como terceirizados). Já a Globo faturou R$ 10,248 bilhões e lucrou R$ 1,954 bilhão. O SBT teve receitas de R$ 1,066 bilhão, com lucro de apenas R$ 6,6 milhões.

 

Fonte: Notícias da TV