GFK X IBOPE: A guerra dos Institutos de pesquisas de audiência vai começar

A GfK teve mais uma reunião com a cúpula de Record, SBT, Band e Rede TV! na semana passada. Anunciou que, a partir do ano que vem, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa não usará mais os dados do Ibope como base – mas, sim, os da GfK.

GfK versus Ibope

A concorrente do Ibope vem aí

A GfK teve mais uma reunião com a cúpula de Record, SBT, Band e Rede TV! na semana passada. Anunciou que, a partir do ano que vem, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa não usará mais os dados do Ibope como base – mas, sim, os da GfK.

A GfK comemora um avanço a cada dia, mas o que vai determinar o seu sucesso é se o triunvirato mercado publicitário, empresas e Globo vão usar os seus números. Vai chegar o momento em que usarão no Brasil GfK ou Ibope. Difícil imaginar que usem os dois.

(Atualização às 17h57: a ABEP entrou em contato e informou que Ibope e GfK são apenas associados e que não dará preferência a nenhuma das duas empresas para a constituição da sua base de dados. O Radar mantém a informação de que a GfK fez este anúncio em uma reunião com emissoras de TV há uma semana)

Por Lauro Jardim