destaque

Filmes paraibanos conquistam quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado

Dois filmes paraibanos foram premiados na 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado,

Dois filmes paraibanos foram premiados na 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que terminou neste sábado (21). O documentário “A fome de Lázaro”, de Diego Benevides, conquistou os Kikitos de Melhor Filme de Curta-Metragem e Melhor Direção de Arte (Torquato Joel). Já a ficção “Animais na pista”, de Otto Cabral, levou os prêmios de Melhor Trilha Musical (Eli-Éri Moura) e Melhor Fotografia (Rodolpho de Barros).

‘Animais da pista’, ficção com direção e roteiro de Otto Cabral, mostra um acidente de percurso que diz muito a respeito da humanidade. A fotografia é de Rodolpho de Barros, a trilha sonora de Eli-Eri Moura e montagem de Ely Marqiues. No elenco, Kassandra Brandão, Thardelly Lima, Servilio de Holanda, Giovanni Sousa, Flávio Melo, Omar Brito, Paulo Philipe e Flávio Freitas.

Já o documentário ‘A fome de Lázaro’ aborda o processo de um festejo religioso tradicional que acontece anualmente na zona rural de Cachoeira dos Índios, no sertão paraibano. Com roteiro e direção de Diego Benevides – realizador também de “O guardador” (2007), “Família Vidal” (2010), “A Queima” (2013), “Cumieira” (2015) –, fotografia de Antônio Ternura, pesquisa e direção de arte de Torquato Joel.

Mais de 700 filmes foram inscritos este ano e 52 foram selecionados, sendo quatro longas-metragens estrangeiros, sete longas brasileiros, três longas-metragens gaúchos, 14 curtas-metragens brasileiros e 24 curtas-metragens gaúchos. As duas produções paraibanas premiadas na 49ª edição do Festival de Gramado foram realizadas com incentivos do Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

CONHEÇA OS VENCEDORES DO 49º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO    

CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS                       

Melhor Filme – “A Fome de Lázaro”, de Diego Benevides
Melhor Direção – Fabio Rodrigo, por “Entre Nós e o Mundo”
Melhor Ator – Lucas Galvino em “Fotos Privadas”
Melhor Atriz – Tieta Macau em “Quanto Pesa”
Melhor Roteiro – Marcelo Grabowsky, Aline Portugal e Manoela Sawitzki, por “Fotos Privadas”
Melhor Fotografia – Rodolpho Barros, por “Animais na Pista”
Melhor Montagem – Caroline Neves, por “Entre nós e o Mundo”
Melhor Trilha Musical – Eli-Eri Moura, por “Animais na Pista”
Melhor Direção de Arte – Torquato Joel, por “A Fome de Lázaro”
Melhor Desenho de Som – Breno Nina, por “Quanto Pesa”
Melhor Filme pelo Júri Popular – “Desvirtude”, de Gautier Lee
Melhor Filme pelo Júri da Crítica – “Entre Nós e o Mundo”, de Fábio Rodrigo
Prêmio Especial do Júri – Fabio Rodrigo, por “Entre Nós e o Mundo” por responder de forma consciente em termos estéticos, afetivos e narrativos a pergunta “Como falar da dor da perda e ainda ter esperança?”.
Menção honrosa da Comissão Julgadora para os curtas brasileiros vai para o filme “A Beleza de Rose”, de Natal Portela, por fazer um delicado recorte da vida de muitas mulheres negras no nordeste do Brasil.
Prêmio Canal Brasil de Curtas – “A Beleza de Rose”, de Natal Portela

Fonte: wscom
Créditos: wscom