PLÁGIO

Disney é processada por plágio na animação 'Zootopia: Essa Cidade é o Bicho'

Advogado responsável pelo caso, Jeffrey McFarland ainda acusa a Disney de violação de contrato implícito, violação de confiança e concorrência desleal.

Gary L. Goldman, respeitado roteirista de Os Aventureiros do Bairro Proibido, O Vingador do Futuro e produtor de Minority Report, está processando a Disney. De acordo com a sua acusação (via THR), o estúdio do Mickey teria plagiado diversos aspectos criados e apresentados pelo escritor ao relizar o grande vencedor do Oscar 2017 de animação, Zootopia: Essa Cidade é o Bicho.

O processo, submetido pela poderosa firma de advocacia Quinn Emanuel, acusa a Disney e suas subsidiárias de ter o hábito de copiar a ideia básica de suas animações (O Rei Leão, Toy Story, Monstros S.A., Up – Altas Aventuras, Divertida Mente e outras) sem dar o devido crédito ao seus reais criadores. “Eles fizeram isso com Zootopia, ao copiar o Zootopia de Gary L. Goldman”, alega o escritório.

E é isso mesmo: até o nome da história criada por Gary Goldman teria sido copiada. “Ele forneceu um tratamento, sinopse, descrições e ilustrações dos personagens e outros materiais. Ele até forneceu um título para a franquia: ‘Zootopia’. Em vez de adquirir legalmente o trabalho de Goldman, os réus disseram que não estavam interessados e o dispensaram. Posteriormente, de acordo com sua cultura de cópia não autorizada, os réus copiaram o trabalho de Goldman”, afirma a acusão, com severidade.

A ação descreve que Gary Goldman apresentou o projeto duas vezes, em 2000 e 2009. Além da animação intitulada Zootopia, ele exibiu uma versão em live-action chamada Looney. A Disney teria visto o projeto e, anos depois, copiado seus “temas, cenários, trama, personagens e diálogos”; alguns deles, “palavra por palavra”. O processo inclui imagens comparando o trabalho original de Goldman e o resultado final da Disney — tidas como prova inequívoca da violação dos direitos autorais.

Advogado responsável pelo caso, Jeffrey McFarland ainda acusa a Disney de violação de contrato implícito, violação de confiança e concorrência desleal. Em defesa do estúdio, um porta-voz oficial respondeu de maneira dura: “O processo do Sr. Goldman está cheio de alegações falsas. É uma tentativa sem princípios de reivindicar um filme de sucesso que ele não criou, e vamos nos defender contra isso vigorosamente no tribunal”.

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho foi a terceira maior bilheteria de 2016, com um faturamento de US$ 1.023 bilhão nos cinemas mundiais. Além do Prêmio da Academia, o filme dirigido por Byron Howard e Rich Moore venceu o Annie Awards (considerado o Oscar da animação) e muitas outras premiações pelo mundo.

Fonte: MSN