Academia Cajazeirense de Artes e Letras

Deputado João Henrique propõe voto de aplauso pela posse do poeta Irismar Di Lyra

O parlamentar paraibano destacou a importância que o poeta possui para a cidade de Cajazeiras.

O deputado estadual João Henrique (PSDB), apresentou requerimento de Voto de Aplauso, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para homenagear o poeta Irismar Di Lyra, pela posse como membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

O parlamentar paraibano destacou a importância que o poeta possui para a cidade de Cajazeiras.

“A posse do amigo Irismar di Lyra como imortal na Academia Cajazeirense de Artes e Letras é um momento ímpar para a poesia de Cajazeiras. Além de poeta e escritor, Irismar também é professor universitário e contribuiu efetivamente para engrandecer a cultura da terra do Padre Rolim”, disse João Henrique.

José Irismar Alves de Lira ocupará a cadeira de número 08 na ACAL, tendo como patrono Arsênio Rolim Araruna.

Histórico Irismar di Lyra

Professor Irismar, como assim é conhecido, nasceu em 11 de setembro de 1953, no distrito de Cacimbas, município de São José de Piranhas. Logo cedo, Irismar  aprendeu a ler e escrever, com sua primeira professora e tia Maria do Socorro Lira, herdou do avô paterno, Joaquim Vicente Primo, o gosto pelo magistério e pela música. Fez todo o curso primário na Escola Profissional Monte Carmelo, dirigida pelas irmãs Carmelitas, transferindo-se depois para o Colégio Estadual, onde cursou o Ginásio e o Científico. Em 1975, foi eleito presidente do Centro Cívico Olavo Bilac. Em Cajazeiras, ligou-se a cultura e ao serviço social. Recebeu o Título de Personalidade Destaque, pela atuação no GIMC em 1977, recebeu Votos de Aplausos pela Câmara Municipal de João Pessoa em 1978 e Votos de Louvor pela dedicação à Cultura do Estado. Tendo também várias obras publicadas.

Fonte: Portal do Litoral PB
Créditos: Portal do Litoral PB