Cultura

Chegada do mês de junho aquece o mercado cultural nordestino

Com a aproximação dos festejos juninos alguns grupos veem surgir uma grande mudança em suas rotinas diárias  e um aumento na demanda por apresentações, sinônimo de festa para a maior parte do povo nordestino para algumas pessoas da região o mês de junho significa um aumento de renda.

Com a aproximação dos festejos juninos alguns grupos veem surgir uma grande mudança em suas rotinas diárias  e um aumento na demanda por apresentações, sinônimo de festa para a maior parte do povo nordestino para algumas pessoas da região o mês de junho significa um aumento de renda. Dois destes grupos são as quadrilhas e os trios ou bandas de forró pé de serra. As quadrilhas normalmente passam o ano ensaiando e se preparando exclusivamente para a chegada do mês de junho. Os músicos apesar de também se apresentarem durante todos os períodos do ano dedicam-se durante os outros meses aos ensaios e escolhas do repertório que será tocado durante este mês onde normalmente veem seus shows dobrarem ou triplicarem.

Uma das principais marcas deste período do ano para o povo nordestino, as quadrilhas costumam passar o ano ensaiando suas coreografias e para participarem de competições e em busca de se sagrarem campeãs como a melhor do Nordeste. As juninas, como também são chamadas, realizam por toda a região um espetáculo grandioso e belo levando um show de dança e cores.

Os músicos por sua vez costumam verem neste período uma oportunidade para faturarem melhor com a sua arte graças à alta procura por músicos durante o mês de junho. Os artistas relatam que durante o mês os cachês ofertados são maiores que durante o restante do ano chegando a duplicar até a última semana do mês. Além dos cachês maiores outro fator que contribuiria para que os músicos consigam faturar a mais durante este período é que também graças à alta demanda do público os músicos conseguiriam fazer mais de uma apresentação por noite.

Graças a estes fatores o mercado cultural nordestino vive seu momento de grande efervescência durante o mês de junho onde há um aumento no número de apresentações não só dos músicos, mas como também dos grupos que costumam fazer espetáculos de danças típicas da região. Em muitos municípios paraibanos as comemorações do São João já se iniciaram desde a última semana do mês de maio e devem se estender por todo o mês de junho, gerando uma maior busca pelos serviços de artistas como os músicos que tocam durante estas festas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba