para confra

Arrase nas confraternizações com estas seis receitas de petiscos

Dá para colocar praticamente tudo em palitinhos: camarão, manjericão, abobrinha e frutas

Esqueça os palitinhos com azeitonas ou salsichas cortadas. Fazer aperitivos bons de verdade e mais elaborados não é tão difícil quanto parece. Com alguns ingredientes de qualidade, como camarões e damascos, dá para preparar comidinhas dignas de uma festa de casamento.

E para quem está com as contas apertadas, produtos baratos, como mortadela e abobrinha, podem ser utilizados de forma criativa. O Metrópoles selecionou seis receitas de aperitivos no estilo finger food, ou seja, comidinhas para comer com os dedos.

Confira:

Rolinhos de abobrinha com vegetais: coloque meia xícara de castanhas de caju não torradas em uma xícara de água e deixe de molho por 8 horas para amolecer. Em seguida, retire a água e coloque as castanhas em um processador com uma colher de sopa de vinagre de arroz. Processe até virar uma pasta. Reserve. Corte quatro abobrinhas com um mandolin, ou fatiador fino, na horizontal. Preencha as “massas” de abobrinha com cenoura e pepino cortados em tiras e ramos de coentro. Então, coloque um pouco do molho de castanhas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Enrole os rolinhos e prenda com um palito de dentes.

Uvas embriagadas com camarão no vinho: coloque 200g de uvas verdes sem semente já soltas do talo em um recipiente hermético e cubra com vinho do tipo Chardonnay. Deixe descansando na geladeira entre 2 horas e 3 dias. Em uma panela, despeje duas xícaras do mesmo tipo de vinho branco utilizado nas uvas, uma colher de chá de ervas de Provence (ou mistura de manjericão seco, tomilho, lavanda e erva-doce) e uma xícara de água. Ferva a mistura sem tampa. Quando começar a borbulhar, adicione 200g de camarão extra grande sem cabeça e sem casca (mas com rabo) e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até ficar rosado. Escorra a água do cozimento. Para montar, em um palito, coloque uma uva no meio de cada camarão, que após cozido, estará em forma curvada. Tempere com sal.

Damascos recheados: abra ao meio com uma faca uma dúzia de damascos secos, mas sem separar as metades, parando antes de cortar completamente a fruta. Ele deve ficar como uma ostra: aberto de um lado e fechado do outro. Em um pote separado, amasse com um garfo duas colheres de sopa de queijo (preferencialmente gorgonzola) e misture com meia colher de sopa de cream cheese ou creme de ricota (coloque um pouco mais se quiser suavizar o recheio). Acrescente de 4 a 5 metades de nozes ou castanhas picadas e misture. Usando uma colher de chá como medidor, vá recheando os damascos, apertando levemente com os dedos ao final para acomodar bem o recheio. Sirva gelado.

Trouxinhas de mortadela: bata no processador 200g de ricota, meia caixa de creme de leite e 3 colheres de sopa de requeijão cremoso até ficar uniforme. Tempere com sal, pimenta e endro picado a gosto, misturando com uma colher ao recheio. Pegue 150g de mortadela fatiada, e preencha cada uma das fatias com um pouco do creme temperado. Enrole as bordas como uma trouxinha redonda. Para prender, use tiras de cebolinha, alga nirá, ou até barbante.

Saladinha caprese: lave os tomates cereja e seque, assim como o manjericão. Corte ao meio. Corte uma peça de muçarela de búfala no mesmo tamanho que as metades dos tomates. A proporção é de um pedaço de muçarela para um tomate inteiro. Coloque em um espeto metade de um tomate, seguido de um cubinho de muçarela de búfala, uma folha de manjericão e outra metade do tomate. Quando pronto, regue com azeite de oliva e vinagre balsâmico.

Por último, em vídeo, a gastrônoma Isadora Becker ensina a preparar um petisco baratinho e rápido: ovos endiabrados. Basta cozinhar bem os ovos e fazer um creme de mostarda e maionese com as gemas. De brinde, ela também ensina um drinque refrescante que leva alecrim.

 

Fonte: Metrópoles
Créditos: Laura Quariguazy