ASSISTA

Após onda de violência em Uberlândia, jovem faz experimento: 'Sou gay, você me abraça ou me mata?'

experimentoNo espaço de um mês, três jovens homossexuais foram assassinados em Uberlândia, Minas Gerais. De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, a motivação homofóbica é uma das linhas de investigação. Na última sexta-feira, um suspeito se entregou às autoridades e confessou o assassinato de duas das três vítimas.

Paralelamente, um jovem morador da cidade decidiu fazer um experimento para conscientizar e testar a reação da população local. Com os olhos vendados e uma câmera posicionada à sua frente, o estudante de Ciências Sociais Matheus Amaral, de 26 anos, passou uma tarde na Praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia, com os braços abertos e um cartaz ao lado, onde se lia: “Sou gay, você me abraça ou me mata?”.

— Os crimes me motivaram a fazer o vídeo, ficamos todos assustados com as mortes, com receio de usar aplicativos de paquera, de sair na rua! — conta Matheus, que trabalha como gerente de uma boate na cidade e, apesar de não ser amigo das vítimas, conhece frequentadores da casa que eram.

O resultado do experimento, publicado em seu perfil pessoal no Facebook, vem fazendo sucesso na rede: em quatro dias, já são mais de 5,4 milhões de visualizações, mais de 86 mil curtidas e quase 100 mil compartilhamentos.

— Não esperava essa repercussão toda. Eu fiquei muito surpreso. Porque a intenção do vídeo era a interação na praça, com as pessoas na rua em um dia comum — pondera Matheus.

O estudante afirma ter recebido diversas mensagens de pessoas que exibiram o vídeo para os próprios pais, na tentativa de melhorar as relações dentro de casa.

— Mudar um pensamento preconceituoso é muito difícil, mas creio que, de pouco em pouco, daqui a uns anos isso melhora. Espero! — finaliza Matheus

Muçulmano testa reações em Londres

Na semana passada, um experimento similar ocorreu em Londres. O YouTuber e vlogger Hassan Saleemi, mais conhecido como Hstar, vendou seus olhos, se posicionou na saída de uma estação de metrô em Stratford, e filmou a reação das pessoas diante de seu cartaz onde se lia: “Pessoas me chamam de terrorista porque sou muçulmano. Se você confia em mim, me abrace”. Confira:

 

https://youtu.be/Hg3la3qp1_A

Fonte: Extra Online