Mais dedicação

Senador Ney Suassuna cobra mais exportações de produtos industrializados do Brasil: "Eles compram da gente e vendem por um preço dez vezes maior"

Suassuna lembrou que o Brasil é o primeiro produtor mundial de 15 commodities e o segundo produtor de outras 10

Em pronunciamento na quarta-feira (16), o senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) apontou a necessidade de o Brasil exportar mais produtos processados e menos in natura, já que produtos industrializados têm um valor muito maior.

Ele lembrou que o Brasil é o primeiro produtor mundial de 15 commodities e o segundo produtor de outras 10. No entanto, observou, se deseja estar entre as nações desenvolvidas, precisa dedicar-se a industrializar esses produtos, como fazem outros países, citando o caso da Itália.

“Eu vejo, por exemplo, a Itália. Não tem um pé de cacau. No entanto, o chocolate italiano é de primeira qualidade. A Suíça idem. A Itália vende um dos melhores cafés do mundo. Quantos pés de café eles têm? Eles compram da gente, compram da Colômbia, fazem o que tem que ser feito e vendem por um preço dez vezes maior”, afirmou.

Suassuna também afirmou que é preciso buscar constantemente novos mercados para os produtos brasileiros, lembrando que, quando presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mantinha contato constante com embaixadores estrangeiros, para abrir as portas dessas nações às exportações nacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa com Agência Senado
Créditos: Polêmica Paraíba