PANDEMIA de covid-19

UEPB deverá retardar para abril a volta das aulas presenciais

Por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a UEPB realizou, de 10 a 16 de novembro, consulta com a comunidade universitária para tratar sobre o retorno às aulas teóricas de forma presencial na Instituição

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (18), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) debateu sobre o plano de retorno das atividades acadêmicas presenciais e não presenciais durante o período excepcional decorrente da pandemia de Covid-19.

A reitora Célia Regina Diniz apresentou novos dados referentes à consulta pública realizada junto à comunidade universitária da UEPB.

A reunião ordinária começou pela manhã e continuou à tarde, após o recesso para almoço, para discutir o último ponto de pauta.

Por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a UEPB realizou, de 10 a 16 de novembro, consulta com a comunidade universitária para tratar sobre o retorno às aulas teóricas de forma presencial na Instituição.

O resultado foi apresentado em reunião pela reitora e conselheira presidente Célia Regina Diniz.

A consulta foi resultado de acordo feito entre a UEPB e a Promotoria de Defesa dos Direitos da Educação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a fim de saber quando a comunidade universitária entende ser possível o retorno presencial para as atividades teóricas.

De acordo com os dados apresentados, a consulta acadêmica foi respondida por 46% dos estudantes, 51% dos docentes e 27% dos técnicos administrativos da UEPB.

A pergunta consistiu em: “Considerando que a partir do Calendário Acadêmico 2021.2 todos os componentes práticos já estarão sendo realizados de forma presencial, qual a sua opinião em relação ao retorno dos componentes teóricos passarem também a ser realizados de forma presencial em 2022?”.

Entre as possibilidades de resposta sobre datas estavam: novembro de 2021; fevereiro de 2022; abril de 2022; ou setembro de 2022.

A opção abril de 2022 foi a maioria escolhida entre os três públicos da comunidade: alunos, técnicos e docentes.

Após a apresentação, diversos conselheiros expuseram sua opinião sobre a consulta e algumas dúvidas concernentes à infraestrutura e protocolos de biossegurança, como distanciamento e higiene.

O resultado será encaminhado ao Ministério Público para certificar o retorno presencial de todas as atividades acadêmicas teóricas no âmbito da UEPB a partir do mês de abril de 2022, quando se iniciará o semestre 2022.1.

No casos dos cursos em que a maioria dos estudantes votou pelo retorno em novembro deste ano ou fevereiro do próximo, o Consepe determina a volta presencial em fevereiro de 2022, dando continuidade ao semestre 2021.2.

Fonte: Paraíba Online
Créditos: Paraíba Online