retomada da economia

NOVAS CONTRATAÇÕES: Senac-PB dá dicas como esperar e se preparar para vagas de trabalho

O mercado de trabalho em 2021 deve retornar as contratações de forma gradual, impulsionado pela retomada da economia e pela perspectiva de vacinação em massa contra a Covid-19, apontam especialistas.

O mercado de trabalho em 2021 deve retornar as contratações de forma gradual, impulsionado pela retomada da economia e pela perspectiva de vacinação em massa contra a Covid-19, apontam especialistas.

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que reúne as contratações e demissões no mercado de trabalho com carteira assinada, mostram que o número de vagas vem subindo desde julho, apesar de a geração de empregos no acumulado do ano ser inferior na comparação com o ano passado. Por isso a cautela dos recrutadores em relação ao reaquecimento das contratações.

Setores em alta
De acordo com Fernando Morette, CEO da Catho, a retomada que já ocorre nos setores da indústria e comércio certamente abrirá novas oportunidades em 2021. E as demandas ocasionadas pela pandemia devem continuar alavancando as vagas em áreas como saúde, e-commerce, marketing digital e tecnologia.

De acordo com levantamento da Catho, feito exclusivamente para o G1, os cargos abaixo são alguns dos mais promissores para 2021:

Gerente de Mídias Sociais – crescimento de 1.077% em 2020
• O que esse profissional faz: organiza as diversas ações de marketing e relacionamento associadas às redes sociais e diversas mídias. Atua com abordagem estratégica e gerencial com o uso das redes sociais pelas empresas.
• Perfil: profissional precisa ter conhecimento de redes sociais, produção de conteúdo e ferramentas disponíveis pelas plataformas. O olhar analítico para traçar as melhores estratégias de divulgação também são características determinantes.
• Por que está em alta: a necessidade de isolamento social consolidou o uso das redes sociais para promoção e venda de milhões de produtos e serviços. Por isso, o profissional especializado em mídias sociais, como o gerente, se tornou ainda mais necessários para as empresas, pois, é ele quem traçará as melhores estratégias para que o seu produto seja visto dentre os milhares de anúncios encontrados todos os dias pelos usuários nestes sites e aplicativos.

Atendente de e-commerce – crescimento de 1.033% em 2020
• O que esse profissional faz: atende clientes da loja virtual por telefone, chat ou e-mail para auxílio na finalização de pedidos ou em dúvidas gerais. Cadastra produtos no site e participa na elaboração de estratégias comerciais.
• Perfil: profissional deve ter perfil de vendas, afinidade com escrita e sólido conhecimento em internet, programas de mensagens eletrônicas e redes sociais.
• Por que está em alta: o nicho tem se destacado cada vez mais nos últimos meses por ter se tornado a única maneira de permanecer comprando e vendendo em meio à pandemia e consequente necessidade de isolamento social. E neste contexto, o profissional, responsável por viabilizar a compra e a venda desses produtos ofertados virtualmente, se torna cada vez mais essencial para a sustentabilidade da operação e dos negócios de milhares de empresas. A tendência é que, mesmo após a pandemia, a demanda siga em alta.

Cientista de dados – crescimento de 252% em 2020
• O que esse profissional faz: aliado ao conhecimento do negócio, profissional analisa dados, que serão usados pela empresa para a tomada de decisões.
• Perfil: é essencial sólida compreensão de estatística, incluindo testes e distribuições, além de se manter atualizado sobre técnicas analíticas, como Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial (IA) e análise de texto. É indicado ao profissional trabalhar com uma variedade de linguagens de programação, incluindo SAS, R e Python.
• Por que está em alta: área de trabalho tem ganhado cada vez mais destaque, uma vez que o maior ativo das empresas hoje são os dados, e é de interesse do negócio saber padrões de comportamento de seus clientes, produtos e serviços. Cabe a esse profissional reunir, interpretar e comunicar toda informação relevante contida em toneladas de dados que as empresas armazenam e dar a eles valor e relevância. Com a pandemia e o aumento exponencial das compras e transações on-line, o profissional ficou ainda mais requisitado e imprescindível.

Especialista DevOps – crescimento de 250% em 2020

• O que esse profissional faz: atua próximo ao time de desenvolvimento de software, ampliando o conhecimento dos desenvolvedores sobre infraestrutura, disseminando práticas da cultura DevOps e contribuindo para aumentar a velocidade e qualidade nas entregas de valor. Na prática, é o profissional que trabalha trazendo mecanismos para termos mais confiabilidade e qualidade para os sistemas, desde a idealização do produto, passando pela implementação até a entrega para o cliente final.
• Perfil: especialista deve pensar em formas de simplificar processos, aumentar eficiência do uso de infraestrutura, alcançar maior qualidade nas entregas e reduzir o tempo de resposta das aplicações para o cliente. Acompanhar indicadores de performance dos sistemas, entender como ampliar os dados capturados e levar essa conscientização para os desenvolvedores também faz parte do trabalho. Profissional deve estar focado em tecnologias de mercado, ter conhecimento em metodologias de desenvolvimento e proatividade para automatizar processos e tarefas. Também são imprescindíveis conhecimentos em arquitetura de soluções/sistemas.
• Por que está em alta: corporações de todos os portes estão antenadas às inovações, principalmente no que se refere aos ganhos em eficiência operacional, ao aumento da qualidade dos serviços e da satisfação dos clientes internos e externos. Daí a demanda crescente por profissionais que atuem na boa governança entre infraestrutura e desenvolvimento de software.

Dicas para conseguir emprego em 2021

Para José Tortato, gerente de negócios do BNE, é muito importante os candidatos estarem adaptados para participar de processos seletivos de forma remota, através de videoconferências. É manter os currículos cadastrados e atualizados em plataformas digitais especializadas.

Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, recomenda seguir em busca das qualificações que façam sentido para a área de atuação. Estabelecer um plano de carreira é essencial, assim como analisar quais são as características, competências e certificações necessárias para que o profissional se mantenha constantemente atualizado no setor em que quer atuar.

“Além disso, as habilidades comportamentais ganharam ainda mais importância no último ano. Portanto, é válido dar uma atenção especial ao aprimoramento do pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade.”

Para Fernando Morette, CEO da Catho, a busca por recolocação passa por insistir nas buscas por emprego e utilizar a web como ferramenta de procura.

Além disso, acompanhar as mudanças ocasionadas pela pandemia e as áreas que acabaram crescendo com essas mudanças abruptas no modo de viver é crucial. Por isso, o profissional em busca de recolocação deve ficar atento aos cargos que estejam em alta e que se enquadram em suas qualificações e habilidades.

O candidato deve ainda acompanhar as áreas em ascensão e conhecer mais sobre as empresas nesses setores.

“Outro ponto importante é utilizar desse tempo para se qualificar com cursos e conteúdos pertinentes. Isso contribui para que o currículo do candidato fique mais atrativo às empresas e ajuda o candidato a aumentar o leque de oportunidades.”

Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed Brasil, indica pesquisar sobre o setor e carreira de recolocação, incluindo o que falam as pessoas que trabalham nas empresas. “É preciso estar sempre atualizado também, buscar novidades no seu setor, acompanhar tendências da área escolhida, fazer cursos de especialização”, diz.

Veja outras dicas de Calbucci:
• Currículo e portfólio: precisam ser claros, objetivos e estar sempre atualizados.
• Rede de contatos: use sua rede de contatos pessoais e profissionais e mostre que está disponível, marque um “café” virtual, você precisa ser visto para ser lembrado.
• Prepare-se para entrevistas: pesquise sobre a empresa e treine quantas vezes for preciso, o nervosismo pode atrapalhar muito na hora e quanto mais preparado estiver, melhores serão suas chances.
• Mantenha uma rotina: buscar recolocação profissional não é fácil, pode ser desanimador e frustrante. Manter uma rotina vai te ajudar a permanecer motivado e produtivo. Tenha hora para acordar, faça uma lista de tarefas, dedique tempo e atenção para enviar currículos, pesquise sobre empresas e cultive sua rede de contatos.

Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, aponta que, para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental que os profissionais desenvolvam não só suas habilidades técnicas, mas também as pessoais – conhecidas como soft skills.

“Colaboradores que têm pensamento crítico e facilidade para solucionar problemas e se adaptar sairão na frente”, diz.
Pesquisa da Workana com as empresas sobre as habilidades necessárias no futuro mostrou que as mais citadas foram o pensamento ágil focado em soluções e adaptação às mudanças.

Fonte: Paraíba Online
Créditos: Polêmica Paraíba