fiscalização

Começa vistoria de transportes escolares em Campina Grande

A vistoria está prevista para acontecer até o dia 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, na sede da STTP.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande iniciou, nesta segunda-feira (3), a vistoria nos veículos que servem de transportes escolares no município. A vistoria está prevista para acontecer até o dia 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, na sede da STTP.

Durante a vistoria novos adesivos serão afixados nos veículos aprovados e ao final da vistoria se condutor e veículo atenderem exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), receberão um selo de “vistoria aprovada 2020.1”, afixado no para-brisa e novas identificações nas portas, à frente e na traseira.

Exigências do Contran quanto aos transportes escolares

Também será cobrada pela STTP durante a vistoria a exigência da Resolução do Contran 504/14. Ela trata da instalação de câmera de monitoramento tanto na frente quanto na ré, nos veículos que efetuam o transporte de escolares.

O Contran determina que os veículos destinados à condução coletiva de escolares devem atender à exigência de duas vistorias anuais, quando são vistoriados itens especificados. Dos veículos: documentos e certidões, bancos, cintos, lanternas, faixas, parte elétrica, câmeras de frente e ré, conservação e limpeza, pneus e tacógrafo aferido. Já dos condutores: documentos e alvará atualizados.

A vistoria é necessária para garantir a segurança dos estudantes que utilizam os transportes escolares para se locomover, bem como observar as condições de funcionamento do transporte escolar na cidade, regulamentadas pela autarquia municipal, proporcionando mais segurança e conforto aos estudantes.

Além do trabalho de vistoria haverá um conjunto de ações voltadas às escolas e aos pais. Com uma campanha educativa abordando sobre os devidos cuidados na hora para contratar um transporte escolar.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria