Empoderamento

VEJA VÍDEO: 'Na Paraíba encontramos uma das melhores realidades de lutas pelos direitos femininos no Brasil', afirma Gilberta Santos

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu no programa Master News da noite desta terça-feira(07) em comemoração ao aniversário de 12 anos de promulgação da lei Maria da Penha as três especialistas em lutas pelos direitos da mulher: Renata Matias, Gilberta Santos e Sandra Marrocos.

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu no programa Master News da noite desta terça-feira(07) em comemoração ao aniversário de 12 anos de promulgação da lei Maria da Penha as três especialistas em lutas pelos direitos da mulher: Renata Matias, Gilberta Santos e Sandra Marrocos. Durante o debate as três analisaram o cenário que existe atualmente no Brasil após todos estes anos de aplicação da lei.

As especialistas iniciaram comentando se a quantidade de casos teria aumentado ao longo destes anos ou se o aumento no número de denúncias ao longo dos anos vem de uma maior consciência acerca do direito de denunciar os casos de violência por parte da mulher. Renata Matias apontou que atualmente a mulher possui uma maior consciência e uma maior confiança nos dispositivos legais criados para lhe garantir a segurança e a defesa, ela ressalta que é necessário notar que a violência doméstica contra a mulher vai além da violência física, mas há muitas outras formas em que as mulheres sofrem agressões psicológicas ou até mesmo sexual dentro dos seus lares.

Em seguida a vereadora Sandra Marrocos comentou os momentos de resistência e ativismo que surgem na sociedade e a importância destes acontecimentos para um maior empoderamento feminino para que ela se sinta capaz de libertar-se destas realidades de violência. Em seguida Gilberta falou sobre o apoio que o poder público dá para a luta por direitos femininos no estado da Paraíba, segundo ela a realidade no estado seria melhor do que a encontrada em outras unidades federativas devido ao apoio dos representantes políticos do nosso estado e também do bom diálogo que existe entre as secretarias de segurança e as secretarias de defesa e luta pelos direitos da mulher. Assista ao debate completo no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1869423029779629/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba