Está bem

VEJA VÍDEO: Aliviado, governador do ES grava vídeo após acidente com helicóptero

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, gravou um vídeo relatando o acidente de helicóptero que sofreu nesta sexta-feira (10) e dizendo que ele e a esposa estão bem. A queda da aeronave aconteceu em uma fazenda em Domingos Martins, na região Serrana do estado.

Paulo Hartung diz que está bem após acidente de helicóptero no ES

A assessoria informou que, ao pousar, a aeronave bateu na trave de um campo de futebol que fica na fazenda do governo e caiu. Paulo Hartungseguia para Domingos Martins, onde participaria à noite de um festival de cinema.

“Estou gravando esta mensagem para dizer que estou bem, graças a Deus, e Cristina também está bem. Ela machucou um pouquinho, teve uma luxação, uma intercorrência mais simples. Os dois pilotos estão bem”, disse Hartung.

A assessoria do governo e o próprio governador, através do vídeo, confirmaram a presença da primeira-dama Cristina Gomes no voo.
Segundo uma testemunha do acidente, o morador da região Aldair Coelho, o governador saiu andando de dentro do helicóptero, ao lado da primeira-dama Cristina Gomes, do piloto e do co-piloto.
Após acidente, o governador e a esposa foram para a casa de campo dele, que fica em Aracê, distrito de Domingos Martins, segundo a assessoria.
O G1 questionou o estado de saúde de Hartung e se ele passou por algum exame depois do acidente, mas a assessoria disse que ainda não vai se manifestar sobre o assunto

Como aconteceu o acidente

O chefe da Seção de Segurança Operacional da Secretaria da Casa Militar, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), major Paolo Quintino, explicou que a aeronave se desgovernou ao se aproximar para pouso e realizar manobra de campo.
Um dos rotores, que é a parte de trás do helicóptero, colidiu com o solo. O major ainda explicou que os pilotos auxiliaram os passageiros para que todos saíssem do local o mais rápido possível. O Harpia 5, a princípio, teve perda total.
A equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) estará neste sábado (11), junto com técnico da Airbus, fabricante do helicóptero, para investigar os fatores que levaram ao acidente.

Testemunha

Aldair é funcionário de uma lanchonete que fica dentro da fazenda do governo e mora perto do campo onde aconteceu o acidente.

Ele conversou com o G1 e disse que estava na cozinha de casa quando ouviu um forte barulho de hélice quebrando.

“Minha reação foi ir pedir ajuda. Vi fumaça, mas não teve fogo, nem explosão”, disse Aldair.

O acidente aconteceu na fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado ao governo do estado.

Helicóptero

O helicóptero que caiu é o Harpia 5, usado pelo Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer). A aeronave é um Esquilo, prefixo PP-MES, e está em situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

 

 

Fonte: G1
Créditos: G1