carreira

Sonha em cursar Fisioterapia? O mercado de mercado de trabalho está favorável

Envelhecimento da população contribui para aumento da demanda por serviços de reabilitação em fisioterapia

Regulamentada há 49 anos no país, a profissão de fisioterapia é o sonho de muitos brasileiros. Quem conclui o bacharelado de quatro anos tem encontrado muitas oportunidades no mercado de trabalho. E a perspectiva é de mais melhora com envelhecimento da população e a maior demanda por serviços de reabilitação de movimentos e alívio de dores crônicas. Dentre as áreas mais aquecidas para os recém-formados estão a oncologia, a dermatofuncional, a desportiva e a saúde da família.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), a Fisioterapia é uma ciência focada no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes que possuam algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos órgãos ou sistemas corporais. Além disso, doenças ocasionadas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades também pode ser tratadas por esses profissionais.

“O desafio dessa profissão é conseguir se tornar um profissional completo e capaz de abraçar as oportunidades. Sem dúvidas, amo o que eu faço. Gosto desse contato com as pessoas, de ouvir meus pacientes, entendê-los e poder ajudá-los”, avalia a fisioterapeuta Bianca Chaves, que atua na profissão há   13 anos.

O COFFITO reconhece 15 especialidades, entre elas: Fisioterapia em Acupuntura, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Gerontologia, Fisioterapia do TrabalhoFisioterapia NeurofuncionalFisioterapia em Oncologia e Fisioterapia Respiratória.

Carreira

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) de cada região são os responsáveis por normatizar e supervisionar a atuação dos profissionais. De acordo com o COFFITO, a Lei º 8.856/94 fixa a jornada de trabalho dos profissionais que atuam nessa área, que ficam sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho.

O piso salarial dos fisioterapeutas é definido pelos sindicatos da categoria em cada estado. Uma curiosidade, é que na maioria deles a remuneração mínima é fixada em torno de R$2.300. Nos estados que não têm sindicato regularizado pelo Ministério do Trabalho (MT), a Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO) apresenta a referência salarial da Convenção Coletiva do Estado de São Paulo.

O seu sonho é se tornar uma fisioterapeuta?

A grade do curso de Fisioterapia tem como base disciplinas de Ciências Biológicas e da Saúde, como biologia, anatomia, fisiologia e patologia. Se você sonha com esta graduação pode contar com o apoio do Educa Mais Brasil. O programa oferta bolsas de estudo de até 70%. Se interessou? Não perca tempo. Acesse o site do Educa Mais Brasil. A inscrição é gratuita!

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil
Créditos: Ascom Educa Mais Brasil