Pandemia

SEGUNDA ONDA DE COVID-19: após as eleições, figuras políticas são infectados pelo vírus; houve até aglomeração comemorando vitória - VEJA VÍDEO 

 

Como publicado no Polêmica Paraíba nesta quinta-feira (19), a suposta segunda onda da covid-19 no Brasil vem acometendo figuras conhecidas do estado da Paraíba, como o jornalista Rui Leitão, o oficial da PM tenente-coronel Souza Neto e o deputado Ricardo Barbosa, que foram diagnosticados com o novo coranavírus e seguem em tratamento.

Também foram acometidos o advogado José Cardoso, que está internado na UTI do Hospital Unimed João Pessoa;  o Dr. Valdivino Ribeiro que também está internado na Unimed, hospital onde trabalha; ele pode ter sido contamido com o novo coronavírus enquanto tratava de pacientes com a doença; outra que foi diagnosticada com covid-19 foi a jornalista Gisa Veiga, que sofre de asma mas não precisou ser internada e segue tratamento em casa.

Outras três pessoas que foram contaminados pela COvid-19 nos últimos dias são figuras políticas, que inclusive estiveram em eventos partidários de comapanha com eleitores. Um dos infectados é o deputado da Paraíba João Henrique, que segue internado em um Hospital da Capital, e segundo o seu filho ele está sendo medicado e seu quadro geral é positivo.

O prefeito eleito de Jericó, município do Sertão paraibano, Kadson Monteiro, também foi infectado pelo vírus. O prefeito resolveu comemorar a vitória com a população. em um vídeo divulgado em seu Instagram, é possível ver o prefeito, sem máscara, abraçando e beijando diversas pessoas na rua, muitas delas também sem máscara, em uma grande aglomeração. Na noite dessa quinta-feira (19), Kadson Monteiro anunciou que está com covid-19.

Em nota, o candidato afirmou que já na quarta-feira (18) começou a sentir os sintomas da doença e iniciou o isolamento social. No dia seguinte, fez o teste, que deu positivo. ”Peço a todos que tiveram contato comigo que faça isolamento social por prevenção”, diz o texto divulgado pelo prefeito eleito.

No texto, ele também ressalta que não tem sintomas graves da doença e sente apenas o equivalente a uma gripe leve.

Outra figura política que foi infectado pelo vírus foi o Candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) anunciou nesta terça-feira (20) que testou positivo para Covid-19. Ele, que tem 71 anos, informou que está com sintomas leves e ficará em casa pelos próximos dias.
Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí.

Enquanto cresce o debate sobre se o que ocorre no Brasil é uma segunda onda de covid-19 ou repiques de uma primeira onda que nunca acabou, o número de pacientes internados com doenças respiratórias graves cresce em regiões de 15 Estados brasileiros, incluindo 10 capitais, João Pessoa está na lista.

Segundo a Fiocruz, os 15 Estados com tendência moderada ou forte de alta de casos são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Mas é importante entender que há diversos níveis de espalhamento da doença. Por isso, a Fiocruz divide essas tendências em basicamente quatro grupos: curto prazo, longo prazo, moderada e forte.

 

https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/figuras-conhecidas-do-cenario-paraibano-sao-diagnosticadas-pela-suposta-segunda-onda-da-covid-19-confira/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba