'tratativas iniciadas'

Salles confirma negociação em curso para retomar doações ao Fundo Amazônia

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, confirmou a este blog que os repasses dos países doadores do Fundo Amazônia estão prestes a serem retomados. O governador Helder Barbalho, do Pará, havia afirmado na tarde desta sexta-feira (13), após reunião com embaixadores da Alemanha, Reino Unido e Noruega, que isso poderá acontecer “nos próximos dias”.

“As tratativas iniciadas pelo Ministério do Meio Ambiente no sentido de aprimorar e então retomar o Fundo Amazônia junto aos doadores têm avançado bem, em mútuo entendimento, inclusive com os governadores”, diz Salles.

“Essa é uma negociação que eu fiz com os representantes desses países para retomar as doações”, diz o ministro. Ele afirma que o acordo está praticamente fechado e que os governadores, na reunião desta sexta-feira, foram comunicados pelos embaixadores sobre o avanço das negociações.

Em entrevista ao UOL, publicada em 22 de agosto, Salles havia aventado a possibilidade de que os governos dos estados fechassem acordos de proteção da Amazônia diretamente com os doadores do fundo, sem precisar da parceria com o governo federal. “Os doadores, porém, preferem fazer via BNDES, como já vinha ocorrendo”, diz Salles.

Em agosto, Alemanha e Noruega haviam suspendido as doações após críticas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Salles à política ambiental desses países.

Salles diz que vai almoçar em Nova York com o ministro da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Gerd Müller, durante sua viagem aos Estados Unidos na semana que vem, para acertar os detalhes da volta dos repasses. “Acho que vai ser a reunião final para a gente acertar os ponteiros”, diz Salles.

Fonte: Uol
Créditos: Uol