coronavírus

"Quem muito se expõe, tem muita chance de contrair", diz Mandetta sobre teste positivo de Bolsonaro para Covid​-19

Ex-ministro da saúde também disse que "confirmação de que a doença está com circulação extremamente ativa" e que "torce pela recuperação".

O ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta comentou o teste positivo de Jair Bolsonaro para a Covid-19 divulgado nesta terça-feira (7), em entrevista à Globo News. Segundo ele, ‘quem muito se expõe, tem muita chance de contrair”.

“Eu acho que no Distrito Federal, aí em Brasília, quem estava se expondo muito, quem muito se expõe, tem alta chance de contrair, porque está com alta circulação. São as noticias que a gente vê, os números que a gente vê”, disse Mandetta.

“É mais uma confirmação de que a doença está com circulação extremamente ativa”, disse. “Agora, a gente torce pela recuperação”.

O presidente informou nesta terça-feira que seu exame para detectar se está com Covid-19 deu positivo.

O presidente afirmou que chegou a ter febre de 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Relatou também que sentiu mal-estar e cansaço. Ele disse que agora está se sentindo “perfeitamente bem”.

De acordo com Bolsonaro, ele tomou hidroxicloroquina, remédio que vem defendendo como tratamento para a Covid-19. Não há comprovação científica da eficácia da hidroxicloroquina para a doença.

“Estou bem, estou normal. Em comparação a ontem [segunda], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas não vou fazê-lo por recomendação médica, mas eu estou muito bem”, afirmou.

Bolsonaro já havia informado a apoiadores na segunda-feira (6) que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame. Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão “estava limpo”.

O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco.

Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. Bolsonaro cancelou viagens que faria à Bahia e a Minas Gerais.

O presidente fez o anúncio do resultado do exame para a TV Brasil e mais duas emissoras. Nenhuma outra emissora foi convidada. Ao final do anúncio, ele se afastou alguns passos dos repórteres e tirou a máscara. Mostrou o rosto, disse estar “bem” e pediu cuidado aos mais idosos.

“Vamos tomar cuidado, em especial com o mais idosos e que têm comorbidade, os mais jovens tomem cuidado, mas se forem acometidos do vírus, fiquem tranquilos que para vocês a possibilidade de algo mais grave é próximo de zero”, declarou.

Bem Estar

Fonte: Bem Estar
Créditos: Bem Estar