Anjo

Por telefone, bombeiro ajuda salvar bebê de 20 dias que se engasgou com leite

"Olhei para o lado e fiquei desesperada. Peguei minha filha no colo e sai correndo a procura da minha sogra. Eu estava desesperada, não sabia nem para que número ligar" conta a mãe

A bebê Mirela Sales, de apenas 20 dias, foi salva na tarde desta quinta-feira (19) em Palmas graças a uma ligação da mãe ao Corpo de Bombeiros. As duas estavam em casa, quando a bebê mamou e as duas adormeceram. Cassiane Sales Macêdo disse ao G1 que quando acordou a filha estava roxa e com leite saindo pelo nariz e boca.

“Olhei para o lado e fiquei desesperada. Peguei minha filha no colo e sai correndo a procura da minha sogra. Eu estava desesperada, não sabia nem para que número ligar. Ligamos para a polícia e lá passaram o número dos Bombeiros. Eu falei com o atendente e minha sogra foi fazendo os procedimentos”, conta a mãe.

Quem ajudou no socorro foi o sargento Thiago Lira Fontes. 

Mãe da criança: Moço, moço, minha filha está engasgada, ela só tem 18 dias.
Bombeiro: A senhora faz o seguinte, vai colocar a sua filha em uma das suas mãos com a face virada para baixo, a senhora vai dar umas palmadinhas entre as escapulas dela tá?!

Bombeiro: Dá uma, duas, três, quatro, da cinco palmadinhas. Vira era de novo, soprano na boca dela, mas devagar tá, pega a boca e o nariz ao mesmo tempo tá.

Cassiane foi passando os procedimentos para a sogra. Depois de repetir a ação, a aposentada Josefa Sales, entregou a criança a mãe e conversou bastante emocionada com o bombeiro. “Com que eu falo? Muito obrigada moço”.

Sales contou que esse não é o primeiro atendimento que fez, via telefone, com crianças que engasgam e isso fez ele transmitir calma. “Com os anos, vamos adquirindo mais experiência. Falei para a Cassiane ficar calma e que tudo ia ficar bem e deu certo. A Mirela está bem”, comemorou.

O bombeiro garante que se emociona a cada novo caso. “Na hora a gente precisa manter a calma para que a pessoa do outro lado se tranquilize. Mas quando baixo o telefone, não tem como conter a emoção. A equipe chora, pois sabemos que salvamos uma vida e que cumprimos nosso papel social. Me realizo muito nessa profissão”.

Cassiane diz que agora está aliviada, pois esse é o segundo susto que mãe e filha enfrentam. Ela teve problema de pressão alta e Mirela nasceu antes do previsto. “Fiquei onze dias internada e a Mirela ficou três dias na UTI. Mas agora temos essa nova oportunidade e só quero curtir e muito a minha filha”.

Ela disse que não tem palavras para agradecer o bombeiro. “Ele é um abençoado, só tenho motivos para agradecer a existência dele. Thiago salvou a nossa menina”.

Em resposta, o bombeiro diz que pretende conhecer e família e a bebê Milena. “Sem dúvida, preciso conhecer eles. Por esses dias está um pouco corrido, mas quero ver o rostinho dela”.

Fonte: G1