confira calendário

PIS/Pasep: Consultas ao abono salarial começam na segunda-feira

Já os saques do benefício devem começar neste mês. No total, 23,5 milhões de trabalhadores devem receber algum valor.

Os trabalhadores que possuem contas no PIS poderão conferir, a partir da próxima segunda-feira (16), se têm direito a receber o abono salarial de 2017. A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Caixa Trabalhador, pela página da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone Atendimento Caixa ao Cidadão (0800-726-0207).

Para servidores públicos, vinculados ao Pasep, a consulta ao abono será liberada, na terça-feira (17), pela Central de Atendimento do Banco do Brasil, telefones 4004-0001 ou 0800-7290001.

Já os saques do benefício devem começar neste mês. No total, 23,5 milhões de trabalhadores devem receber algum valor.

Aqueles nascidos entre os meses de julho e dezembro recebem o abono em 2018. Os que nasceram entre janeiro e junho só poderão sacar em 2019.

Tire suas dúvidas:

Onde sacar?
Trabalhadores privados são vinculados ao PIS e sacam o dinheiro na Caixa Econômica Federal. Funcionários públicos são associados ao Pasep e recebem o Banco do Brasil. Correntistas receberão o dinheiro em conta.

Como consultar se tenho saldo?
– Para consultas ao abono salarial e cotas do PIS, assim como o saque de benefícios, é necessário possuir a senha do Cartão do Cidadão.

– Servidores públicos, vinculados ao Pasep, realizam a consulta por meio da Central de Atendimento do Banco do Brasil nos telefones 4004-0001 ou 0800-7290001.

Quem tem direito?
– Terão direito ao abono salarial do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês em 2017. A remuneração média também não pode ser superior a até dois salários mínimos.

– Os trabalhadores também precisam estar inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, além de terem tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Que valor é pago?
– O valor recebido é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano e fica entre R$ 80 e R$ 954. Quem trabalho por 12 meses recebe o valor máximo, já quem tem trabalhou apenas um mês, recebe apenas o valor mínimo.

Veja o calendário:

PIS

Fonte: Pleno News
Créditos: Pleno News