pós-cirúrgico

Médico libera acesso de Bolsonaro a dieta cremosa

Presidente se recupera de cirurgia em SP. Médico vai avaliar se consegue reduzir a nutrição parenteral e aumentar a quantidade da dieta cremosa

O cirurgião Antônio Luiz Macedo, responsável pela cirurgia e recuperação do presidente Jair Bolsonaro, liberou na tarde deste sábado (14) o acesso do paciente a dieta cremosa. Bolsonaro se recupera há seis dias de uma cirurgia realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O presidente deve jantar neste sábado sopa de mandioquinha, uma pequena quantidade para que os médicos sigam avaliando. Por isso, o presidente continua com nutrição parenteral. No domingo à noite, o médico vai avaliar se consegue reduzir a nutrição parenteral e aumentar a quantidade da dieta cremosa. Bolsonaro segue sem dor e sem febre.

O porta-voz do presidente disse que Bolsonaro está bem e acompanhado do filho Carlos e da mulher. Neste sábado, Bolsonaro recebeu visita de três familiares: irmã, cunhado e sobrinho.

Bolsonaro teve retirada a sonda nasográstica na sexta-feira (13), quando voltou a receber dieta líquida. Até então, ele vinha se alimentando apenas por dieta endovenosa. Ele apresentou melhora nos movimentos intestinais neste sábado (14) e aceitou bem a dieta líquida que voltou a tomar na sexta-feira (13).

Presidência

Bolsonaro ficará afastado do cargo por mais quatro dias, mantendo a previsão da nota divulgada na tarde de quinta-feira (12) pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Ele deve retomar as funções do Executivo na próxima terça-feira (17).

Segundo o porta-voz informou na sexta-feira, está mantida a programação para a participação do presidente na Assembleia da ONU, em Nova Iorque, no dia 24 de setembro.

Às 19h desta quinta (12), Bolsonaro fez uma live no Facebook e falou pela primeira vez desde que passou pela cirurgia de hérnia.
Esta foi a quarta operação desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018. Desta vez, o objetivo era corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.

Desde domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o cargo de presidente da República de forma interina.

Fonte: G1
Créditos: G1