
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investiga sete casos suspeitos de gripe aviária no Brasil.
Nesta terça-feira (20/05), dois novos focos passaram a ser monitorados nos municípios de Eldorado dos Carajás (PA) e Derrubadas (RS), ampliando o cerco de vigilância sanitária.
Entre os casos sob análise, dois ocorrem em granjas comerciais localizadas em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). No Rio Grande do Sul, a suspeita envolve uma ave silvestre da espécie jaçanã.
Os demais episódios envolvem criações familiares de subsistência, nos municípios de Estância Velha (RS), Salitre (CE) e também em Eldorado dos Carajás.
O Brasil confirmou, no fim da semana passada, o primeiro caso da doença em uma granja comercial, no município de Montenegro (RS). Segundo o Mapa, a desinfecção da área e demais medidas de contenção devem ser finalizadas ainda nesta terça.
Medidas de contenção e próximos passos
Se não houver novos registros, o país iniciará amanhã (21/05) a contagem de 28 dias necessários para ser considerado novamente livre da doença.
A meta é comunicar a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e retomar as exportações, atualmente afetadas por restrições impostas por dezenas de países.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, demonstrou otimismo com o cenário, se nos próximos 15 dias a situação permanecer como está, sem o registro de novos casos, dificilmente surgirão novos episódios da doença.