Interações

Em 2 meses de governo, número de seguidores de Bolsonaro no Twitter sobe 25%

Levantamento feito pelo Poder360 mostra que o presidente Jair Bolsonaro ganhou 686 mil seguidores em seu perfil no Twitter desde que tomou posse, em 1º de janeiro. O número representa uma alta de 25% em 2 meses (1º.jan a 1º.mar.2019). Nesta 6ª feira, Bolsonaro era seguido por 3,42 milhões de pessoas.

Após tomar posse, Bolsonaro fez 516 postagens na rede social. O perfil mais compartilhado pelo presidente foi o vereador Carlos Bolsonaro, gerenciador das mídias do pai, com 18 posts.

Em 13 de fevereiro, por exemplo, Carlos publicou ser “uma mentira absoluta” que Gustavo Bebianno havia conversado com Bolsonaro 1 dia antes sobre as acusações contra ele sobre 1 esquema de desvio de verba pública no PSL durante as eleições.

O pai endossou o filho e compartilhou a mensagem. Bebianno era ministro da Secretaria Geral da Presidência e foi demitido em 18 de fevereiro.

O presidente também passou a compartilhar frequentemente publicações do perfil oficial do Planalto (17 retweets no período).

O ministro mais íntimo no perfil de Bolsonaro é Tarcísio Freitas, com 8 compartilhamentos de tweets dele no período.

O Poder360 armazena todos os posts do presidente no Twitter (leia aqui).

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro fez grande uso das redes para se promover. Ele tem 10,6 milhões de seguidores no Facebook, 10,7 milhões no Instagram e 2,38 milhões no YouTube.

DOIS DIAS FORA DA REDE
Desde às 20h59min de 3ª feira, o presidente não publica nada em seu perfil no Twitter. É o maior período de ausência desde a posse.

BOLSONARO VS TRUMP
A taxa média de interação por tweet do presidente com seus seguidores é de 2%, segundo dados do CrowdTangle, ferramenta de análise de redes sociais.

O volume supera ao do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não ultrapassa 0,3%. Mas o norte-americano parte de 1 patamar maior. Ele tem quase 20 vezes mais seguidores (58,7 milhões) que Bolsonaro.

QUEM BOLSONARO SEGUE
O presidente segue 323 perfis na rede e a lista de quem ele acompanha é eclética, vai desde seus filhos, ministros a conta falsa de Donald Trump.

Bolsonaro acompanha 2 perfis do norte-americano: 1 verdadeiro e 1 falso, o @POTUSlike —sigla em inglês para Presidente dos Estados Unidos.

Fonte: PODER360
Créditos: PODER360