novo vilão ambiental

É A VEZ DAS GARRAFAS DE PLÁSTICO: como você se hidrata?

Considerado um dos cinco itens mais comuns descartados nas praias de todo o mundo, muitas vezes não é reciclado adequadamente.

A campanha massiva em todo o mundo contra os canudos de plástico, que começou em Seattle, nos EUA, e em seguida a Starbucks, Alaska Airlines e o Reino Unido prometeram abandonar o utensílio de uso único, foi muito benéfica ao ambiente. No Brasil, foi o município do Rio de Janeiro que saiu na frente com a atitude. A cidade optou por exigir que os estabelecimentos usassem canudos biodegradáveis desde 2018 e, a partir de então, promessas semelhantes varreram a nação e o mundo.

Segundo informações obtidas pelo site mindbodygreen.com, o grupo de defesa Lonely Whale teve muita participação para que a vitória ambiental se tornasse global. Sua campanha “Strawless” – “sem canudo”- em Seattle foi um leve retrato de por que beber com canudos de plástico é extremamente prejudicial.

Apoiados por grandes celebridades, gráficos exuberantes e uma campanha de vídeo divertida, os integrantes do grupo levaram a sério a questão da poluição do plástico nos oceanos e a transformou num movimento viral. Agora, a Lonely Whale está usando seu estilo convincente para lidar com outra enorme dor de cabeça ambiental: a garrafa de plástico.

No começo do mês, a Lonely Whale anunciou que se associou à Point Break Foundation, organização sem fins lucrativos de conservação oceânica, e à agência criativa Young Hero na campanha How You Hydrate – como você se hidrata? -, um movimento que insta pessoas e corporações a encontrar e compartilhar alternativas para garrafas plásticas de uso único.

“Até 12 milhões de toneladas de plástico entram nos nossos oceanos todos os anos, prejudicando plantas, animais, comunidades costeiras e nossa cadeia alimentar. A eliminação de canudos descartáveis não afetará essa figura, que sempre conhecemos, mas o que fizemos foi criar conscientização e ampliar um movimento global “, diz Emma Riley, diretora de parcerias estratégicas da Lonely Whale, sobre a inspiração para essa nova campanha.

Garrafas plásticas de água foram a escolha lógica depois de canudos, já que são supercomuns (cerca de 1 milhão são vendidas a cada minuto) e muitas vezes não são recicladas adequadamente (garrafas são um dos cinco itens mais comuns encontrados em praias em todo o mundo, após a limpeza).

“O mercado de garrafas plásticas de água deve crescer exponencialmente no futuro previsível durante um período em que apenas cerca de 9% do plástico são reciclados globalmente”, diz Riley. “Este futuro sombrio exige um repensar completo da maneira como produzimos, usamos e gerenciamos o plástico”.

Celebridades apoiam a causa
Para fazer acontecer a conscientização, a Lonely Whale recrutou celebridades, a exemplo dos atores Zooey Deschanel e Jason Momoa, do Game of Thrones. O artista, recentemente, chegou ao ponto de raspar a barba épica para chamar atenção para a causa. Ambos estão apoiando a tag social #HydrateLike, em que as pessoas são convidadas a compartilhar como elas bebem água de forma sustentável no seu dia a dia.

Ainda segundo o site, como parte da campanha, a Lonely Whale também está incentivando os fabricantes de bebidas a repensarem a forma como entregam seus produtos. “Em última análise, nosso problema de plástico é de design. Nossos sistemas de fabricação, distribuição, consumo e comércio de plástico – na verdade, nossa economia global – precisam mudar. Os fabricantes devem ser responsáveis por todo o ciclo de vida de seus produtos de consumo”, diz Riley.

A Lonely Whale está de pé com a fabricante reutilizável de garrafas S’well e as novas marcas de água enlatada recicláveis Manu Nalu e Ever & Ever como empresas que tornam mais fácil #HydrateComo alguém que se preocupa com o planeta.

Enquanto a nova onda não chega ao Brasil, que tal aderirmos à campanha e abandonarmos as tais garrafas? Existem inúmeras alternativas no mercado. E você? #comovocesehidrata?

Fonte: Metrópoles
Créditos: Bela Lima