censura de obras

'DEUS ACIMA DE TUDO, GOZANDO ACIMA DE TODOS': Deputados pedem que exposição retire peça que ilustra Virgem Maria nua e com órgão masculino

Artistas, cujas obras estão expostas no Centro Cultural Helio Oiticica, estão sendo ameaçados na internet

Deputados estaduais se mobilizam contra exposições no Centro Cultural Hélio Oiticica e pediram ao prefeito Marcelo Crivella a censura de obras. Nesta quinta, o deputado estadual Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) pediu a a retirada de uma peça da residência artística Lavra, que faz alusão a relação do autor com a Aids e que ilustra a Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino, com a inscrição “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”.

O também parlamentar Márcio Gualberto (PSL), ligado à igreja católica, já havia se posicionado, pedindo, nas redes sociais, em plenário e em ofício, explicações à casa cultural e ao município. Outros alvos foram a exposição Cine Desejo, e a obra “Trabalho Doméstico”. Amedrontados, os artistas dizem que receberam ameaças na internet.

No primeiro andar do espaço, está em cartaz a exposição Cine Desejo, da artista Carolina Valansi, com referência a imagens e cartazes da indústria de cinema pornográfico. Já o segundo andar está abrigando a residência artística Lavra. Inaugurado no último sábado, o trabalho reúne seis residentes, que são alunos e formandos da UFRJ, que convidaram mais de 50 artistas para exporem obras obras e realizarem performances experimentais sobre o corpo e trabalho.

Na manhã desta quinta, uma equipe da secretaria municipal de Cultura esteve no espaço e pediu que a classificação, que era de 10 anos, fosse mudada para 16 anos. As peças ainda estão na exposição. Por enquanto, o Centro Cultural informa que não recebeu qualquer determinação para retirá-las. Procurada, a prefeitura ainda não se manifestou.

Leia mais em: Deputados pedem que exposição retire peça que ilustra Virgem Maria nua e com órgão masculino

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo