Grupo ficará 18 dias

Como será a quarentena, em Anápolis, dos brasileiros que retornarão da China

Grupo precisará ficar 18 dias confinado, passando por três aferições diárias dos dados vitais e sem direito a receber visitas; Quartos têm TV, frigobar e ar condicionado.

 

Dezoito dias confinados, passando por três aferições diárias dos dados vitais e sem direito a receber visitas. Essas são algumas das condições com as quais os brasileiros e seus familiares que serão resgatados na China concordaram antes de embarcar, nesta sexta-feira (7), nos dois aviões enviados pelo governo brasileiro.

Serão coletadas amostras respiratórias na chegada do grupo repatriado ao Brasil e no 14º dia de quarentena. Se, no entanto, alguém apresentar sintomas durante o confinamento, outras amostras respiratórias deverão ser recolhidas.

Ouvimos fontes envolvidas na operação de preparo da Base Aérea para receber os repatriados. Segundo elas, há preocupação com o bem-estar dessas pessoas e “será feito o máximo para melhorar o período da quarentena” e tornar os 18 dias, inclusive pelo fato de haver crianças, “menos cansativos”.

Ao vistoriar a base na terça (4), o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica afirmou que a presença de crianças entre os repatriados faz ser redobrado o cuidado no local, chegando a falar em ”área de lazer”, sem contudo dar detalhes.

No caso das crianças, inclusive, será permitido que elas fiquem junto a seus pais “se tiver disponibilidade”. A orientação para os outros casos é que eles fiquem em quartos individuais.

Um dos hotéis da base aérea – o destinado a oficiais – tem 40 suítes, com TV,
frigobar, ventilador, telefone e ar condicionado. Já o outro prédio, que hospeda suboficiais e sargentos, tem 34 quartos duplos, com TV e ventilador.

As instalações possuem Wi-Fi, e deve ser permitido aos repatriados portar equipamentos eletrônicos.

Segundo informações constantes no portal especial que o Ministério da Saúde criou para acompanhamento da doença, “as investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento” e “ainda não está claro com que facilidade” o vírus se espalha. Contudo, já se sabe que “a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo”.

Por isso, uma das preocupações das equipes responsáveis pelos repatriados nos hotéis de trânsito é “seguir normas de higiene” e segurança sanitária. Outro ponto de preocupação é sobre a circulação do ar e limpeza dos filtros de ar condicionado.

 

Regras da quarentena presentes no questionário que os interessados na repatriação preencheram: 

1 – A quarentena no Brasil terá duração de 18 dias.

2 – O preenchimento desse questionário é obrigatório.

3 – Você ficará em quarto individual e deverá permitir aferir seus dados vitais diariamente, 3 vezes ao dia.

4 – Se os indivíduos forem da mesma família poderá ficar no mesmo quarto se tiver disponibilidade.

5 – Você não terá direito a visitas durante a quarentena.

6 – Iremos coletar amostras respiratórias na sua chegada ao Brasil e décimo quarto dia.

7 – Se apresentar algum sintoma durante a quarentena, outras amostras respiratórias poderão ser coletadas.

8 – Não é permitido o embarque com animais e produtos agrícolas.

9 – Você terá direito despachar uma bagagem de 23 kg e levar uma bagagem de mão na cabine da aeronave de até 10 kg nos padrões estabelecidos pela ANAC para voos nacionais e internacionais.

10 – Ao desembarcar no Brasil os procedimentos legais e administrativos migratórios e aduaneiros serão realizados na base militar.

11 – Não haverá viagem de retorno para China por conta do Estado.

12 – Na chegada em Wuhan a equipe médica irá te examinar para certificar que você não tem nenhum sintoma.

13 – Se for verificado qualquer sintoma sugestivo da infecção pelo novo coronavírus no momento do embarque você não será repatriado.

 

Situação inédita

Vários detalhes ainda serão definidos nos próximos dois dias, uma vez que trata-se de um protocolo inédito no País. Por exemplo, ainda falta decidir como se dará a circulação das pessoas pela base. Sabe-se que, por se tratar de um ambiente militar, não haverá livre trânsito por todo o complexo de 1.650 hectares.

Porém, a lei de quarentena aprovada pelo Senado no fim da tarde de quarta distingue essa situação do isolamento. Portanto, não se espera que os repatriados sejam obrigados a ficar ilhados em seus respectivos quartos pelos 18 dias em que estarão em Anápolis.

Fonte: Huffpost Brasil
Créditos: Huffpost Brasil