quem nasceu em 2001

ALISTAMENTO MILITAR: Homens cis e transgêneros tem que se registrar obrigatoriamente no Exército, Marinha ou Aeronáutica

A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros.

O prazo para o alistamento no serviço militar iniciou nessa quarta-feira (2), para jovens brasileiros que nasceram em 2001.

O registro deve ser feito obrigatoriamente na página oficial do Exército, Marinha ou Aeronáutica na internet.

A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. As mulheres não atuam no serviço militar em tempos de paz.

O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Nome social

Durante a inscrição, os jovens podem optar por registrar o nome social. Para tanto, é necessário levar a certidão de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e o requerimento do uso do nome social.

Fonte: Portal T5
Créditos: Portal T5