SINDIFISCO-PB X GOVERNO: Negociação é o caminho para a solução dos problemas

A categoria fiscal aguarda um posicionamento do Governo do Estado sobre o ofício encaminhado, há cerca de uma semana, no qual solicita a instalação de mesa de negociação para discutir a proposta que trata das perdas salariais e da recuperação da remuneração do Fisco, visto a aproximação da data-base dos servidores estaduais.

servidores-do-fisco-vao-paralisar-as-atividades-e-amacam-greve-geral-na-paraiba.jpg.280x200_q85_crop

A categoria fiscal aguarda um posicionamento do Governo do Estado sobre o ofício encaminhado, há cerca de uma semana, no qual solicita a instalação de mesa de negociação para discutir a proposta que trata das perdas salariais e da recuperação da remuneração do Fisco, visto a aproximação da data-base dos servidores estaduais.

A proposta de criar um canal de diálogo para resolver a questão salarial foi decisão de assembleia geral (22/10), bem como a preocupação quanto ao cenário de crise nacional, e seus reflexos nas receitas do Estado. Por isso, no documento, a categoria externou o desejo de buscar o diálogo para tratar também deste tema.

 

Fisco buscará solução para a crise

 

Preocupado com a atual crise financeira porque passa o País e seus reflexos nas receitas da Paraíba, o Fisco se reúne para debater a questão, durante seminário a ser realizado pelo Sindifisco-PB, na segunda quinzena deste mês.

O objetivo da categoria fiscal é avaliar a atual conjuntura econômica, dentro de uma perspectiva de se encontrar uma solução para a paulatina queda da arrecadação de ICMS que vem se registrando na Paraíba.

Diante da realidade e por suas atribuições, o Fisco Estadual pode contribuir substancialmente para amenizar a escassez de recursos nos cofres estaduais sem que, para isso, faça-se necessário adotar medidas como o  aumento de impostos.

 

Transparência nos gastos públicos

 

Uma iniciativa da diretoria do Sindicato dos Auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Sindcontas, vem facilitando a vida de quem busca informações sobre os gastos dos gestores públicos, porém não consegue compreender o emaranhado de números.

O Sindcontas disponibilizou no portal da entidade (www.sindcontas.org.br) ferramentas que facilitam o entendimento dos dados oriundas dos bancos de dados de órgãos de controle, como o TCE. O sindicato criou mecanismo de reunir informações para a pesquisa de forma didática e numa linguagem acessível.

 

Fórum dos Servidores avalia a LOA 2016

 

O Fórum dos Servidores vem avaliando a previsão dos recursos no Projeto da Lei Orçamentária Anual, LOA 2016, em tramitação na ALPB.

As entidades demonstram preocupação quanto aos recursos previstos para 2016, pois se verifica que não há perspectiva de reajuste salarial condizente e que recupere, minimamente, os prejuízos remuneratórios das categorias, acumulados nos últimos cinco anos.

Outra preocupação do Fórum é quanto às despesas previstas para áreas importantes, como saúde, segurança, educação que tiveram seus valores reduzidos enquanto outras rubricas, a exemplo da pasta de comunicação, receberão mais recursos em relação ao ano passado.

 

Em defesa do serviço público

 

A partir desta terça-feira (10), os servidores da justiça podem decretar greve por tempo indeterminado, caso não haja avanço nas negociações na proposta de reajuste da categoria.

O Sindifisco-PB está solidário à luta dos servidores da justiça, ao passo que espera o bom senso da direção do TJPB no sentido de atender a reivindicação.

O Sindicato espera também que haja bom senso do Governo no Estado para atender às reivindicações os professores da UEPB, em greve há quase cinco meses.

 

Sindicultura encerra temporada 2015

 

É com o som da banda Fino Soul, que o Sindicultura abre as três últimas apresentações de 2015, que tem ainda teatro de rua.

A Fino Soul se apresenta em Cajazeiras, nesta quarta-feira (11), às 20h, no NEC-UFCG, levando ao público elementos do soul, jazz, blues, da bossa nova, samba, da MPB e pop rock. Na sexta-feira, a banda também sobe ao palco da Concha Acústica, às 20h, em Patos.

Já em Sousa, o Sindicultura se despede do público na quinta-feira (12), com o espetáculo da Cia Luna de Teatro, A Feia de Caruaru, que será encenado às 20h, na praça da Matriz.