LOGO MAIS: UFC vive momento histórico em Las Vegas com o retorno de seu grande astro: Anderson Silva

O retorno de Anderson Silva vai muito além de uma luta principal da noite. Em caso de triunfo, o Spider será o próximo desafiante da categoria, aguardando o confronto entre o atual campeão, Chris Weidman, e Vitor Belfort. Os dois se enfrentariam no UFC 184, em 28 de fevereiro, em Los Angeles, mas o duelo foi cancelado por motivo de lesão do norte-americano.

Após 13 meses afastado, Anderson volta ao octógono contra Nick Diaz em Las Vegas
20150131003225349469i (1)

Anderson Silva e Nick Diaz na encarada durante a pesagem: Spider está de volta e com muita ‘fome’ de lutar
Anderson “The Spider” Siiiiilva! Quando as luzes do octógono se apagarem, a música Ain’t no sunshine, do rapper DMX, começar a tocar e o locutor Bruce Buffer anunciar o nome e o famoso apelido, os fãs de MMA viverão uma sensação diferente no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, neste sábado. Está de volta o grande personagem da história do Ultimate Fighting Championship, nos 21 anos da organização. O ex-campeão dos médios, referência para muitos que curtem as artes marciais mistas, retorna à ativa depois de um período de 13 meses em que drama e incertezas o acompanharam de perto.

Maior campeão do UFC, dono do cinturão do peso médio entre 2006 e 2013, Anderson Silva, finalmente, voltará a pisar no cage de lutas, protagonizando a edição número 183, segundo grande evento da temporada. Como já é tradição, o UFC realiza uma edição de grande porte na véspera do badalado Super Bowl, a final da NFL, a liga norte-americana de futebol americano, que será amanhã, em Glendale, Arizona. E ninguém menos que o grande astro comandará o card da edição de número 183.

Anderson Silva terá como adversário o californiano Nick Diaz, polêmico atleta conhecido por provocações e ofensas aos rivais, dentro e fora do octógono. O norte-americano também estava afastado da organização e aceitou o duelo contra o Spider, subindo de peso – ele lutava na divisão dos meio-médios (até 77kg) e passou para os médios (84kg) para encarar o ex-campeão. Mesmo adepto do ‘trash talk’, o californiano adotou postura amena e respeitou muito o brasileiro na encarada depois da pesagem.

Para Anderson, a volta ao octógono é uma sensação de recomeço. Afastado desde dezembro de 2013, quando sofreu grave fratura na tíbia e fíbula da perna esquerda, em revanche contra Chris Weidman no UFC 168, o Spider viveu o drama da longa recuperação e a incerteza se voltaria a lutar. Mas a vontade e o instinto de atleta falaram mais alto. Para o bem do MMA e dos fãs do esporte, o ex-campeão passou por cima dos problemas e ressurgirá como uma fênix, aos 39 anos.

“Estou feliz de voltar porque não luto há um ano. Estou muito empolgado com o meu legado e meu sonho é mostrar um novo Anderson, mais experiente, forte e feliz”, declara. “O UFC me deu outra chance e, quando vou para o octógono, mostro meu talento aos fãs. É como se fosse a minha primeira luta”, ressalta o campeão mais longevo da organização – 2547 dias com o cinturão mantido.

O retorno de Anderson Silva vai muito além de uma luta principal da noite. Em caso de triunfo, o Spider será o próximo desafiante da categoria, aguardando o confronto entre o atual campeão, Chris Weidman, e Vitor Belfort. Os dois se enfrentariam no UFC 184, em 28 de fevereiro, em Los Angeles, mas o duelo foi cancelado por motivo de lesão do norte-americano. O presidente da organização, Dana White, já declarou que o brasileiro terá nova chance de disputar o cinturão, se confirmar o favoritismo – ao menos nas bolsas de apostas dos EUA – diante de Nick Diaz.