falha

VEJA VÍDEO: Carro 'sem motorista' da Uber se envolve em acidente e gravação mostra momentos de terror de passageira

Momentos de terror ficaram registrados na câmera do carro da Uber após o acidente.

https://www.youtube.com/watch?v=TnCpzMpokTE

Um vídeo que mostra o acidente do domingo passado no qual uma mulher morreu atropelada por um veículo autônomo do Uber foi divulgado pela polícia de Tempe, no Arizona (Estados Unidos).

A curta sequência de 13 segundos mostra a visão exterior do carro do Uber no momento em que ele atinge uma pessoa que caminhava empurrando uma bicicleta, mas a gravação é interrompida no instante do impacto.

O vídeo foi mostrado assim devido à violência das imagens posteriores, segundo detalhou em um comunicado a polícia de Tempe.

A câmera direcionada para a parte exterior do veículo mostra uma mulher caminhando no meio da estrada, empurrando uma bicicleta. Ela é visível somente quando já está no meio da pista; atrás dela, há um trecho extremamente escuro, onde ela começou a travessia

Segundo a polícia, ela atravessou fora da faixa de pedestres.

Outra câmera foca a pessoa que está dentro do carro. É um operador que, por exigência da lei, fica no banco do motorista, para assumir o controle em caso de emergência.

Mas o vídeo mostra que o operador olha para abaixo em repetidas ocasiões, por mais de 5 segundos, inclusive instantes antes do impacto. A última cena mostra uma reação de surpresa dele.
Reação do 'operador' do carro autônomo ao perceber o acidente (Foto: Tempe Police Department/Handout via REUTERS)

Reação do ‘operador’ do carro autônomo ao perceber o acidente (Foto: Tempe Police Department/Handout via REUTERS)

Especialistas vêm falha

Dois especialistas em veículos autônomos foram consultados pela agência de notícias Associated Press e eles declararam, a partir do vídeo, que os sensores de laser e radar do veículo deveriam ter identificado a mulher atravessando a rua.

“A vítima não veio do nada. Ela estava se movendo em uma rua escura, mas uma rua aberta, então o Lidar (laser) e o radar deviam ter detectado ela e registrado”, disse Bryant Walker Smith, professor de direito da Universidade da Carolina do Sul, que estuda veículos autônomos.

Sam Abuelsmaid, analista da Navigant Research, que também estuda esses veículos, disse que os sistemas de laser e radar podem enxergar no escuro muito melhor do que humanos ou câmeras, e que o pedestre estava bem dentro do alcance do sistema.

“O sistema deveria ter sido capaz de detectá-la”, disse ele. “Pelo que vejo no vídeo, parece que o carro é o culpado, não o pedestre”, afirmou Abuelsmaid.

Com base nas mesmas imagens, a chefe da polícia de Tempe, Sylvia Moir, declarou ao jornal “San Francisco Chronicle” que entendeu, inicialmente, que o acidente será muito difícil de evitar.

“Está muito claro que teria sido difícil evitar essa colisão em qualquer tipo de modo, autônomo ou com motorista”, disse a policial. “Preliminarmente, eu suspeito que a Uber provavelmente não será culpada por esse acidente.”

Investigação

A polícia está investigando os detalhes do atropelamento e, uma vez concluída a investigação, apresentará o caso para ser revisado por um promotor.

Investigadores da Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB na sigla em inglês) chegaram na última terça (20) a Tempe, para começar as investigações do acidente.

 

Fonte: G1
Créditos: G1