Descoberta falha no calendário que trava iPhone de forma permanente

Aparelhos são inutilizados se data for ajustada para 1º de janeiro de 1970

iphone-dead

O dia 1º de janeiro de 1970 foi uma quinta-feira como outra qualquer, mas pode se tornar um pesadelo para donos de iPhones, iPads e iPods. Uma falha no sistema operacional iOS, por algum motivo, torna aparelhos Apple inutilizáveis de forma permanente se a data for ajustada manualmente para esse dia. A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto.

O assunto começou a ser discutido no fórum Reddit. Um usuário comentou a descoberta da falha, que já foi encaminhada para a companhia. De acordo com os relatos, ao ajudar o calendário para o dia 1º de janeiro de 1970 e reiniciar o aparelho, ele trava na tela inicial. Não é possível nem mesmo restaurar os padrões de fábrica pelo iTunes.

A falha afeta apenas dispositivos com 64 bits, que incluem os iPhones 5S e superiores; o iPad Air ou superior; iPad Mini 2 ou a partir da sexta geração do iPod Touch. Os sistemas operacionais afetados são o iOS 8 e 9.

Ainda não está claro o que provocaria o travamento. Uma possível explicação seria o sistema de contagem do tempo do Unix, base sobre a qual o iOS foi construído. No Unix, o dia 1º de janeiro de 1970, à 0h GMT, é o tempo zero, a partir do qual todos os milissegundos são contados.

Alterar a data manualmente não é tarefa fácil. É preciso empenho para navegar por décadas no calendário, por isso é muito improvável que alguém faça esse ajuste acidentalmente. Contudo, é possível que hackers alterem a data de forma remota por meio de redes Wi-Fi infectadas, por exemplo. Mas a maior ameaça são os brincalhões. Em redes sociais já estão circulando mensagens pedindo que as pessoas façam a alteração na data para desbloquear uma surpresa.

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo