MONOLITO

Celular chinês tem zero botões e buracos - nem de carregador: ENTENDA COMO FUNCIONA

Agora, a ausência de todas essas funcionalidades do jeito que estamos acostumados não significa a ausência delas. Você pode regular o volume e ligar e desligar Meizu Zero por meio de teclas de toque capacitivas nas laterais do smartphone. Já a caixinha de som está escondida dentro da tela do celular.

A Apple irritou bastante gente quando aboliu a existência entrada para fones em seu iPhone. Imagina o que os chineses estão pensando agora que a Meizu, fabricante de celulares local, revelou nesta quarta-feira (23) o Meizu Zero: o primeiro smartphone do mundo sem botões, buracos para qualquer tipo de cabo (inclusive carregador) e até saída de som.

Você pode perguntar “e como coloca chip da operadora”? A resposta é: não coloca. Isso porque ele usa o eSIM, espécie de chip virtual que permite que os últimos iPhones (XR, XS e XS Max) funcionem com duas operadoras – sem que dois chips sejam inseridos no celular.

Agora, a ausência de todas essas funcionalidades do jeito que estamos acostumados não significa a ausência delas. Você pode regular o volume e ligar e desligar Meizu Zero por meio de teclas de toque capacitivas nas laterais do smartphone. Já a caixinha de som está escondida dentro da tela do celular.

Para ouvir suas músicas sem que todos ao seu redor também ouçam, será necessário um fone bluetooth, assim como o carregamento da bateria também funciona sem fio.

Entre as outras funcionalidades do celular estão o sensor de digital embutido na tela Amoled de 5,99 polegadas, uma câmera de selfie de 20 MP, câmera dupla traseira de 12 MP e 20 MP. Quanto ao poderio de processamento, pouco se sabe além de que o Meizu Zero utiliza o Snapdragon 845 – o mais recente da Qualcomm. Tamanho da bateria, RAM e armazenamento não foram revelados, assim como preço e data de lançamento.

Se você está curioso para comprar um desses, assim que ele chegar ao mercado, não temos boas notícias. Nenhuma operadora de telefonia do Brasil oferece o eSIM, então não há como fazer o Meizu Zero funcionar por aqui – ao menos por enquanto.

O Meizu Zero tem tela OLED com vidro em corte 3D tanto no painel frontal como no traseiro. O tamanho do display é de 5,99 polegadas e conta com resolução Full HD+ com suporte para sensor de impressões digitais por baixo da tela.

Sem entrada para chip de operadora, o smartphone trabalha com a tecnologia e-SIM que não requer um SIM físico mas continua oferecendo mesmas capacidades de conectividade sem fio. Modelos como o Pixel 3, Pixel 3 XL, iPhone XS, XS Max e XR já contam com tal novidade.

Graças ao corpo sem entradas, fica mais fácil para a fabricante apostar na proteção contra água e poeira, e por isso vemos no Meizu Zero a certificação IP68 contra estes tipos de intempéries.

O smartphone também chega sem botões físicos para o volume, que aqui são substituídos por sensores que detectam a pressão do dedo na região determinada para realizar as mesmas funções.

Apesar de apostar em um conceito extremamente futurista e antecipar a chegada de smartphones totalmente sem fios, o processador do Meizu Zero não é o mais recente. Ao invés de oferecer o recente Snapdragon 855 que deve equipar os principais concorrentes de alto desempenho lançados em 2019, a Meizu apresenta aqui a plataforma Snapdragon 845 de 2018, ainda muito poderosa, mas não no mesmo nível de aparelhos deste ano.

Em relação ás câmeras, temos uma câmera frontal de 20 MP que não está acomodada em um entalhe em formato de gota, circular ou largo, e duas câmeras traseiras com sensores Sony IMX380 e IMX350, mas sem revelar as resoluções. Este combo já foi visto em outro lançamento da empresa: o Meizu 16X, que oferece resolução de 12 MP e 20 MP.

Especificações

  • Tela OLED de 5,99 polegadas com resolução Full HD+* com proporção 18:9*
  • Sem entalhe no display
  • Processador Snapdragon 845 de oito núcleos
  • Pelo menos 4 GB de RAM*
  • A partir de 128 GB de armazenamento interno*
  • Câmera frontal de 20 MP
  • Câmera traseira dupla com sensores IMX380 e IMX350
  • Bateria com capacidade desconhecida
  • Carregamento sem fio de 18W
  • Bluetooth 5.0
  • Leitor biométrico sob a tela
  • Sem botão físico de energia e volume
  • Sem conector USB-C (suporta wireless USB)
  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem bandeja para chip-SIM (suporta e-SIM)
  • Proteção IP68 contra água e poeira

* detalhes não revelados pela Meizu, servindo apenas como uma métrica base para o mínimo que a empresa pode adotar.

A empresa não divulgou oficialmente a data de lançamento, preços do smartphone e quais serão as variantes de memória RAM e armazenamento interno que o dispositivo oferecerá. Ainda será necessário explicar mais para o usuário a tecnologia de USB sem fio: será necessário um acessório USB para conectar ao PC/notebook ou os compradores terão que utilizar a base de carregamento?

Mais informações devem surgir nas próximas semanas, além do primeiro concorrente do Meizu Zero, o smartphone conceito da vivo que será anunciado esta quinta-feira (24). O que acha da novidade? Acredita que o futuro totalmente sem fio será o próximo passo dos dispositivos móveis? Comente aqui embaixo!

https://youtu.be/VfT3Mc9IskE

 

Fonte: uOL
Créditos: Uol