esquecido

Mulher descobre que DIU ficou perdido no abdômen por 11 anos

Por 11 anos, Melinda deixou de dar importância para esse acontecimento até que em novembro de 2018 ela começou a sentir dores nas costas e fez um raio x abdominal para analisar.

Na busca por métodos de contracepção após a gravidez, muitas mulheres acabam optando por colocar o DIU (Dispositivo Intrauterino). No fim de 2007, a americana Melinda Nichols, de Ohio, decidiu realizar o procedimento após o nascimento do seu terceiro filho.

Algumas semanas depois de colocar o DIU, a mulher voltou ao médico para ver se estava tudo bem, mas o exame de raio x mostrou que o objeto tinha sumido do seu corpo. O médico disse que provavelmente seu organismo havia expelido o DIU, explicando que isso era comum e pediu para que ela escolhesse outro método contraceptivo. Então, ela decidiu fazer uma ligadura de trompas.

Por 11 anos, Melinda deixou de dar importância para esse acontecimento até que em novembro de 2018 ela começou a sentir dores nas costas e fez um raio x abdominal para analisar. Quando os resultados chegaram, os médicos informaram a mulher que ela deveria procurar seu ginecologista porque o DIU estava “em um lugar estranho”. A radiografia mostrou que o implante aparentemente perfurou o colo do útero e migrou para a cavidade abdominal.

“Eu fiquei chocada. Não tinha a menor ideia de que ele ficou dentro de mim por 11 anos! Às vezes eu sentia uma dor esquisita na lateral da barriga. Mas quem vai ao médico só porque sente uma dor estranha de vez em quando?”, disse ao The New York Post.

Segundo o ginecologista e obstetra Stephen Chasen, do hospital Weill Cornell Medicine, de Nova York, esse é um caso raro e é causado, principalmente, pela inexperiência do médico que realizou a colocação.

Além disso, outra possibilidade é que o DIU tenha desgastado parte do útero e ido para outro lugar do abdômen. “Nestes casos de desgaste, não está claro por que isso acontece ou se pode ou não ser evitado”, disse Chasen.

Em janeiro deste ano, Melinda teve o DIU removido através de uma laparoscopia. “Se você tem um DIU, tenha certeza que ele está no lugar correto. Se te disserem que ele foi expelido, garanta que eles SABEM que foi isso que aconteceu”, revelou a mulher ao site.

O que é o DIU?

A sigla DIU significa dispositivo intrauterino e se refere ao método contraceptivo em que uma pequena haste em forma de Y é colocada dentro do útero.

Esta pequena haste fica por um tempo dentro do útero (que varia de 5 a 10 anos) e libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo.

Fonte: Terra
Créditos: Terra