MASTER NEWS

MAIO ROXO: Federação Brasileira de Gastroenterologia promove campanha de conscientização

"É uma ação da Federação Brasileira de Gastroenterologia. A finalidade da campanha é chamar atenção para os sintomas. Esta ação de gastroenterologia esta chegando às pessoas para que elas possam se conscientizar dos sintomas para se ter um diagnostico e obter tratamento".

Heraldo Arcela, gastroenterologista e professor de Gastroenterologia na Universidade Federal da Paraíba, esteve presente nesta quinta-feira no programa Master News, na Tv Master, falando sobre doenças do aparelho digestivo.

O professor falou sobre os sintomas que alertam para problemas gastrointestinais e quais os cuidados que devem ser tomados. Segundo Arcela, o estresse tem ligação com problemas digestivos. “Há uma ligação entre as emoções e como o corpo interpreta isto”.

Maio Roxo

Durante o mês de maio, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), em parceria com outras Sociedades que se dedicam às doenças do aparelho digestivo – como Grupo de Estudos da Doença Inflamatória do Brasil (GEDIIB), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) – participa do Maio Roxo, campanha que busca conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais.

“É uma ação da Federação Brasileira de Gastroenterologia. A finalidade da campanha é chamar atenção para os sintomas. Esta ação de gastroenterologia esta chegando às pessoas para que elas possam se conscientizar dos sintomas para se ter um diagnostico e obter tratamento”.

Atenção aos sintomas

Doenças do aparelho digestivo são mais frequentes em pessoas na faixa dos 30 anos de idade. Por este motivo, as pessoas mais jovens devem ficar atentas a sintomas como, diarreia com sangue, cólicas intestinais e algumas vezes, febre também. “Pessoas na faixa etária de 15 a 30 anos, deve se buscar assistência médica para diagnostico e tratamento”, diz o gastroenterologista.

O professor Heraldo alerta para a maior incidência do câncer de intestino em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e de útero. E nos homens, é o terceiro mais frequente.

Prevenção

A boa alimentação e a prática de atividades físicas são grandes aliadas na prevenção das doenças do aparelho digestivo. Também é importante evitar o cigarro e consumir o álcool moderadamente. “O vinho já foi comprovado os seus benefícios. O problema do consumo de bebidas alcoólicas é a falta de respeito aos limites”, diz o professor.

Fonte: A Redação
Créditos: Estagiária Érika Soares