Balanço

'VOLTAREMOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA': presidente do PT na Paraíba faz reflexão sobre 39 anos da legenda

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 39 anos de existência neste domingo (10) envolvido em um mar de desafios políticos. O presidente da legenda na Paraíba, Jackson Macedo, acredita que a sigla precisa voltar a dialogar com as bases para ter o protagonismo de outrora e voltar a ocupar a Presidência da República. 

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 39 anos de existência neste domingo (10) envolvido em um mar de desafios políticos. O presidente da legenda na Paraíba, Jackson Macedo, acredita que a sigla precisa voltar a dialogar com as bases para ter o protagonismo de outrora e voltar a ocupar a Presidência da República.

Além de estar com seu principal líder preso, Luís Inácio Lula da Silva, a legenda foi duramente derrotada nas eleições presidenciais. Na Paraíba, Fernando Haddad venceu em 223 das 226 cidades, obtendo 45,46% dos votos válidos, mas perdeu para Jair Bolsonaro nas principais cidades, como João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a legenda que já conseguiu fazer até três cadeiras, ficou sem nenhum representante para os próximos quatro anos. Na Paraíba, só o prefeito de Picuí pertence aos quadros do PT. A maior baixa da legenda nos últimos anos foi a desfiliação do prefeito da capital, Luciano Cartaxo.

Apesar das baixas, Jackson Macedo faz um balanço positivo dos 13 anos que o PT governou o país.

Balanço

Macedo lembrou que o Partido dos Trabalhadores nasceu dentro das lutas sindicais. Na visão dele, a legenda mudou o país ao chegar no posto político mais alto da República.

‘O PT é um partido que foi forjado nas lutas, nos movimentos sociais, que começou no movimento sindical nos anos 80, no movimento da igreja católica progressista, e ao longo do tempo, depois de muita luta, conseguiu chegar ao governo federal e através das políticas públicas mudou o país’, disse Macedo.

Crise

Jackson Macedo reconhece que o PT enfrenta a maior crise desde a sua fundação, mas assinala que o partido conseguiu sobreviver ao ‘tsunami’ que abalou outros partidos.

‘Nós enfrentamos o sistema político brasileiro nos últimos dez anos, que vem enfrentando uma crise política muito forte, e essa critica atingiu de cheio o PT, como também os outros partidos. Houve um Tsunami nos grandes partidos do país, e o PT conseguiu sobreviver a esse tsunami elegendo a maior bancada de deputados, a maior bancada de governadores, e obtendo 45% dos votos para Presidência da República’,  opinou Jackson.

Desafios

Na visão de Jackson Macedo, o `T precisa retomar o diálogo com as bases para adquirir protagonismo. Ele afirmou que outro desafio do partido é saber lidar com a guerra política efetuada nas redes sociais.

“O PT precisa voltar ao trabalho de base, é fundamental para o PT redefinir suas ações estratégicas para as eleições já no próximo ano. Nós temos que voltar a dialogar com as pessoas, construir uma relação mais próxima com os movimentos sociais. O PT não pode se organizar só para disputar eleição. O PT tem que ter uma relação direta com a base”, acrescentou.

Eleições

Otimista, Jackson Macedo vaticina que a estrela do PT voltará a brilhar, como diz um dos antigos jingles do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

“Eu tenho certeza que no futuro o PT voltará ao seu protagonismo, a nível nacional nós vamos voltar a vencer as eleições para presidente e vamos voltar a ter os bons temos que foram os governos do PT aqui no Brasil”, pontuou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba