Vereadora encaminha dossiê com provas materiais ao MPF contra a Energisa

A denuncia firmada pela vereadora consta que a própria empresa estaria instalando os chamados "gatos" com a intenção de penalizar os consumidores. “A intenção é que o consumidor seja penalizado. Protocolei o documento e estou aguardando a investigação desses órgãos. Ao todo, o dossiê com provas contra a Energisa somou um volume de 5 kg de denúncias”, comentou a vereadora.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) informou que protocolou um documento com denúncias contra a empresa Energisa na sede da Polícia Federal na Paraíba (PF), na tarde desta quarta-feira (25). Em seu pronunciamento, na sessão ordinária desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a parlamentar falou sobre provas materiais que incriminariam a conduta da organização que distribui energia elétrica no Estado.

As críticas de Raíssa são aos sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica e também à instalação de aparelhos que desviam energia – “gatos” – nas casas dos consumidores.

“Fui ontem à PF e protocolei um ofício. Mandamos o material também para o Ministério Público Federal (MPF) e já acionamos o Ministério Público da Paraíba (MPPB). Muitos indagaram o motivo de procurar órgãos federais, porém, este caso também é da competência federal, pois trata da liberdade dos trabalhadores”, justificou Raíssa.

Segundo a parlamentar, um dossiê com provas em vídeo entregue às autoridades mostraria um diretor da Energisa se aproximando de um funcionário da empresa, que recebe ordens. Na gravação, o superior orientaria o subordinado a cumprir metas com a instalação de medidores digitais de energia elétrica nas casas, e por sua vez, dos “gatos”, dispositivos que desviam energia sem que haja registro no consumo.

Raíssa afirmou que muitos cidadãos já foram penalizados indevidamente pela existência de “gatos” em suas casas. “A intenção é que o consumidor seja penalizado. Protocolei o documento e estou aguardando a investigação desses órgãos. Ao todo, o dossiê com provas contra a Energisa somou um volume de 5 kg de denúncias”, comentou a vereadora.