Debate

VEJA VÍDEO: Invasão do Triplex e rumos da oposição na Paraíba são temas do debate desta segunda-feira

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu nesta segunda-feira(16) durante o programa Master News o jornalista Leandro Borba e os juristas Rui Galdino, Gilvan Freire e Inácio Queiroz.

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu nesta segunda-feira(16) durante o programa Master News o jornalista Leandro Borba e os juristas Rui Galdino, Gilvan Freire e Inácio Queiroz. Os quatro participaram do debate que ocorre no programa nas segundas-feiras onde são debatidos os temas mais polêmicos do final de semana e são feitas previsões acerca dos rumos da política paraibana na semana que se inicia.

Os quatro iniciaram o debate escolhendo qual teria sido o nome que mais destacou-se, na opinião deles, durante a semana anterior e que por isso seria merecedor da alcunha de ”O cara da semana”.  escolha começou com Gilvan Freire que optou pelo nome do senador e presidente do MDB na Paraíba, José Maranhão, pois para ele mesmo não tendo sido escolhido como único candidato da oposição ao governo do estado Maranhão seguiu pautando o discurso político durante as eleições.

Os outros componentes da mesa escolheram o prefeito interino de Cabedelo Vitor Hugo(PRB), pela coragem que teria sido exibida pelo político ao assumir o comando do município em um momento político tão conturbado como o que a cidade vem enfrentando desde que foi deflagrada a Operação Xeque-Mate, além da coragem também foram ressaltadas algumas ações que o prefeito vem tomando desde que assumiu o comando de Cabedelo para trazer melhorias para o município.

Em seguida foi pedido aos participantes para falarem quem para eles teria mais se destacado de forma negativa e por isso mereceria a alcunha de ”Vacilão da Semana” e os quatro membros novamente escolheram quais seriam os nomes que cometeram os maiores erros na semana passada. Leandro Borba optou pelo grupo de membros do Movimento dos Trabalhadores em Terra que invadiram o Triplex alegado como do ex-presidente Lula e que o ocuparam durante algumas horas.

Logo após foram mostradas algumas imagens aos participantes para que eles escolhessem qual seria a imagem que mais teria marcado a última semana. Rui  Galdino optou por uma imagem que mostrava um dos mísseis norte americanos utilizados durante o ataque feito pelos Estados Unidos junto com a Inglaterra e a França contra a Síria na última semana, para ele a imagem representava a situação perigosa que o mundo se encontra após a ordenação deste ataque.

Assim como as imagens foram exibidos alguns vídeos para que também os participantes pudessem escolher qual sintetizaria melhor tudo o que se viveu na última semana. Leandro Borba inicialmente comentou um vídeo do humorista Gregório Duvivier que afirmou que o músico paraibano Geraldo Vandré que recentemente retomou sua carreira em apresentações especiais apenas apareceria durante períodos ditatoriais.

Leandro afirmou que apesar de fã do trabalho do humorista não achava interessante os momentos onde Gregório tentaria passar uma imagem de intelectual e apenas replicaria um discurso para agradar a esquerda, mas após afirmar tudo isso ele garantiu que assim como Gilvan Freire ele acreditava que o vídeo mais importante da semana era o dos açudes paraibanos sangrando com as chuvas que chegaram ao estado no último final de semana.

Por último os membros da mesa discutiram acerca da decisão da oposição que após muita incerteza definiu o nome de Lucélio Cartaxo como candidato do grupo para o governo do estado. Gilvan Freire defendeu a escolha da oposição e afirmou que a escolha de Lucélio ocorreu naturalmente após a saída do seu irmão, Luciano Cartaxo(PV) da disputa pela candidatura e que a última candidatura de Lucélio ao senado federal o capacitaria para esta nova empreitada.

Rui Galdino por sua vez afirmou que o candidato da oposição durante a campanha seria o senador da República, Cássio Cunha Lima(PSDB) que estaria puxando o tapete de outros nomes que tentam lançar-se como candidatos da oposição e segundo Ruy o motivo que levaria Cássio a tomar tal atitude seria a certeza de que não conseguiria reeleger-se ao senado e acharia preferível perder uma disputa ao governo do Estado.

Lenado por sua vez discordou de Galdino e de Gilvan. Primeiramente ele apresentou porque discordaria de Gilvan, pois segundo ele, Lucélio não teria demonstrado o cacife necessário para ser o candidato da oposição, mas teria sido o que sobrou ao bloco que anteriormente fazia questão de contar vantagem sobre o excesso de possíveis candidatos. E em seguida ele afirmou que Rui estaria errado, pois na atual conjuntura política o senador Cássio teria sua reeleição certa e não precisaria fazer manobras para ser candidato ao governo do Estado.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1711650145556919/?t=3458

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba