Pesquisas

VEJA VÍDEO: 'As pesquisas servem para os políticos como bússolas que apontam um caminho', afirma Emanoelton Borges

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu durante o programa Master News desta quinta-feira(13) o cientista político José Artigas e Emanoelton Borges.

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu durante o programa Master News desta quinta-feira(13) o cientista político José Artigas e Emanoelton Borges. Os dois discutiram a importância das pesquisas eleitorais, mas também falaram sobre a realização de pesquisas em outros períodos do ano.

Emanoelton do Instituto Alfa iniciou definindo a importância da realização de pesquisas durante as eleições e também durante outras épocas do ano, ele afirma que durante as campanhas eleitorais uma pesquisa permite que os candidatos saibam quais rumos devem ser tomados durante as eleições para conseguirem aproximar-se ainda mais do seu eleitorado e que isto seria semelhante a forma que as empresas utilizariam as pesquisas para decidirem qual rumo terminar no mercado.

Em seguida José Artigas falou sobre a forma que os estudiosos se utilizam das pesquisas eleitorais para conseguirem assim obter uma amostra da sociedade analisada e assim compreender o cenário que se forma em determinados momentos da política local. Segundo ele há muitas formas de se aferir as informações sobre um local e que todos estes modelos devem ser analisados em conjunto para que se criem cenários através dos quais se apontem as possibilidades existentes.

Eles discutiram também o uso de robôs para a realização de pesquisas automáticas em que não se necessitaria da ação humana na coleta de informações, para Emanoelton este método não seria efetivo uma vez que para a boa realização de uma pesquisa é necessário que se observem critérios que se gere uma amostra fiel da realidade existente no local que se busca afirmar.

Questionados porque motivos ainda não seria possível através das constantes pesquisas que se vem lançando por todo o país se criar um cenário que aponte qual o caminho a população irá seguir durante as eleições, para Emanoelton o cenário se encontra imprevisível devido ao grande número de eleitores que se apresentam nas pesquisas votando em branco e em nulo, mas que deverão definir o voto quando a eleição estiver mais próxima de sua realização.

Os dois especialistas apontaram que a pesquisa Vox Populi não poderia ser comparada com as pesquisas do DataFolha e do Ibope uma vez que as metodologias utilizadas nas três. José Artigas apontou que a grande diferença metodológica utilizada pelo Vox Populi apontando o nome de Fernando Haddad(PT) como candidato apoiado pelo ex-presidente Lula(PT) teria um peso sobre o resultado apresentado. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/2064284100257788/?fb_dtsg_ag=AdwtRKYT50dyrkMVobLY3e6z4P4nwYj0TBj_8UbzS5UHcQ%3AAdzQ9xIZg6zUymXpgtXCnocp3sI3MhMXKxPS97Hqe4Ujng

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba