Economia

VEJA VÍDEO: 'As medidas de Ciro Gomes são populistas e pouco apreciadas pelo mercado financeiro', afirma o economista Werton Oliveira

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira(02) o economista Werton Oliveira. Durante a entrevista Werton analisou o cenário político das eleições presidenciais deste ano de 2018 e o impacto de cada plano econômico no Brasil pelos próximos anos.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta terça-feira(02) o economista Werton Oliveira. Durante a entrevista Werton analisou o cenário político das eleições presidenciais deste ano de 2018 e o impacto de cada plano econômico no Brasil pelos próximos anos.

Ele iniciou analisando a postura do economista Paulo Guedes que é o criador do plano econômico do candidato Jair Bolsonaro(PSL), que o apelidou de posto ipiranga dando a entender que o economista teria todas as respostas necessárias para solucionar os problemas da economia brasileira. Para Werton, Paulo Guedes que formou toda a sua carreira ligado ao mercado financeiro privado vem com um discurso econômico baseado num conceito de intervenção estatal mínima para o fortalecimento da economia nacional, ele acredita que Guedes não deverá mudar seus posicionamentos e que caso Bolsonaro seja eleito o Brasil viverá um período de liberalismo econômico exacerbado.

Já as candidaturas de Ciro Gomes(PDT) e Fernando Haddad(PT) para Werton estão do outro lado do prisma econômico e representam linhas de governança mais baseadas em uma maior intervenção estatal como forma de recuperação para o país durante a atual crise econômica que segue assolando o Brasil. Para ele apesar do petista não ter ainda afirmado quem será o seu ministro caso eleito, o ex-prefeito de São Paulo segue alinhado com as políticas econômicas adotadas pelo PT ainda no início dos anos 2000. Uma proposta considerada muito perigosa por Werton é a promessa de Haddad de que irá revogar todas as leis trabalhistas criadas pelo atual presidente Michel Temer(MDB), pois segundo ele a revogação de leis tão recentes causaria uma grande instabilidade no plano econômico brasileiro.

Sobre Ciro Gomes ele apontou a característica que o candidato teria de manter-se como o detentor de todas as soluções necessárias para a situação financeira do país. Werton classificou as propostas do ex-governador do Ceará como populistas e de baixa aceitação pelo mercado. Ele analisou a principal proposta de campanha de Ciro a promessa de limpar o nome de todos os brasileiros que se encontram negativados devido ao não pagamento de dívidas, para ele essa proposta não será bem aceita pelo mercado, pois criaria na população uma sensação de que poderão sempre endividar-se que o governo resolverá a situação. Assista a entrevista completa novídeo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1948911992069816/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba